No próximo dia 11 de setembro, segunda-feira, pelas 18h00, o Jardim Botânico da Universidade do Porto, em parceria com o BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, acolhe, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), uma palestra sobre a História e evolução dos jardins botânicos do mundo, por Gianluigi Bacchetta, da Università Degli Studi di Cagliari.

Recorrendo a alguns dos exemplos mais emblemáticos, o especialista italiano vai conduzir um percurso histórico sobre estes territórios criados por mão humana que, habitualmente no centro das cidades, nos permitem quebrar o ritmo acelerado e entrar numa espécie de capsula do tempo, ficando por conta do secular e sedutor efeito calmante das plantas, das flores.

Desde o terceiro milénio a.C. que assim é. Até aos dias de hoje. Começando pelas origens, funções e passando pelas diversas tipologias, Bacchetta irá falar do nascimento e o desenvolvimento dos jardins botânicos.

Gianluigi Bacchetta é professor catedrático e diretor do CCB (Centro de Conservação da Biodiversidade) da Universidade de Cagliari (Itália), onde é também vice-coordenador do Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Terra e do Meio Ambiente.

Presidente da rede Genmeda e vice-presidente do conselho científico do Conservatoire Botanique National Corse, é ainda editor das revistas Plant Biosystems e Plant Sociology, e editor associado das revistas Documents Phytossociologiques, Mediterranean Botany e Journal of Zoological and Botanical Gardens.

Principalmente dirigida a adultos, esta palestra tem entrada livre, ainda que limitada à lotação do espaço.