Os Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, acabam de ser distinguidos com o selo verde do galardão britânico “Green Flag Award”, em resultado de uma candidatura coordenada por uma equipa de arquitetos paisagistas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A FCUP foi responsável, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto, pela elaboração do Plano de Gestão dos Jardins do Palácio de Cristal. O mesmo documento tinha sido igualmente preparado, em 2019, para os Jardins do Passeio Alegre e Parque da Cidade, que renovam, este ano, em conjunto com o Jardim Botânico do Porto, o selo “verde” de qualidade.

“A candidatura de qualquer parque ou jardim à certificação Green Flag Award obriga à apresentação de um Plano de Gestão que orienta as intervenções, operações de manutenção, e propostas de melhoria e/ou requalificação do parque para os próximos cinco anos”, explica a docente da FCUP, Cláudia Fernandes, que coordenou o processo e é a responsável pela introdução deste prémio em Portugal, num projeto apoiado desde o início pela C.M.Porto.

A renovação do jardim Emil David, à entrada dos Jardins do Palácio de Cristal. é resultado do trabalho de Teresa Marques, arquiteta paisagista da FCUP. Foto: José Miguel Lameiras

O Green Flag Award é considerado um marco internacional de qualidade atribuído, anualmente, pela organização não governamental Keep Britain Tidy, aos espaços verdes que cumprem os mais elevados padrões de gestão integral de parques e jardins.

“Este prémio só é atribuído a espaços verdes públicos que cumpram os mais elevados padrões de qualidade na sua gestão avaliando parâmetros como a proteção e promoção da Paisagem, do Património e da Biodiversidade, a Manutenção e Limpeza, a Segurança e o Conforto, e o Envolvimento da Comunidade”, acrescenta a docente da FCUP.  Para além disso, é também necessário um plano de gestão ativo, onde esteja demonstrada a intenção de um investimento na melhoria permanente.

O Jardim Botânico da U.Porto recebeu a distinção pelo quinto ano consecutivo. (Foto: U.Porto)

A Keep Britain Tidy atribui, ainda, o título de Green Heritage Site, uma acreditação concedida aos espaços verdes cujas características históricas conciliadas com os elevados padrões de manutenção e preservação tornam aqueles locais únicos, justificando, assim, tal reconhecimento internacional.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Jardim do Passeio Alegre acumula ambas as distinções, sendo um dos 13 premiados na Europa e o único em território português, por apresentar características que lhe são inerentes e que o tornam um espaço verde emblemático do Porto.

A aposta na continuidade desta certificação revela a qualidade da investigação desenvolvida na FCUP na área da Gestão e Manutenção de Parques e Jardins e o esforço conjunto da FCUP e da C.M.Porto para preservar e potenciar o património paisagístico da cidade.

Em 2023, dos 2400 locais distribuídos por 17 países distinguidos com o Green Flag Award, o Porto detém quatro espaços verdes:  Jardim do Passeio Alegre, Parque da Cidade e Jardins do Palácio de Cristal (geridos pela Câmara Municipal do Porto) e o Jardim Botânico do Porto.