São 12 volumes, cinco mil páginas de histórias da vida de Luís Valente de Oliveira, e foram entregues, esta quinta-feira, dia 29 de setembro, à Biblioteca da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). A obra, editada por Rui Mendonça, professor da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) é um legado que Luís Valente de Oliveira considera um “ato de giving back”, à escola onde se notabilizou desde cedo.

“Eu tive a sorte de ser aluno da faculdade e de participar intensamente na vida da instituição, logo desde a frequência letiva como delegado do meu curso até ocupar diversos cargos em conselhos científicos ou em assembleias do departamento de Engenharia Civil ou da própria Faculdade. (…) A experiência adquirida foi-me de grande valia em muitas outras funções que desempenhei ao longo da vida”, admite o ex-governante.

Engenheiro, professor universitário, educador, gestor e político. Foram algumas das facetas que Luís Valente de Oliveira assumiu com excelência ao longo de toda a sua vida, percurso que foi merecidamente reconhecido com a atribuição da 1.ª edição do Prémio Carreira da FEUP.

“A Faculdade transmitiu-me conhecimentos e inculcou-me valores que eu incorporei no meu comportamento. É evidente que me surgiram muitas outras oportunidades que eu fui aproveitando, mas isso aconteceu porque se reconhecia o nível de preparação dos formandos da faculdade e porque o prestígio da Casa sempre foi grande”, realça Luís Valente de Oliveira.

Luís Valente de Oliveira recebeu, entre outras distinções, a primeira edição do Prémio Carreira da FEUP e da Medalha de Mérito da U.Porto. (Foto: DR)

Sobre Luís Valente de Oliveira

Nascido a 29 de agosto de 1937, em São João da Madeira, Luís Valente de Oliveira licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia, instituição onde se doutorou e construiu uma carreira como docente (Catedrático desde 1980) especializado em Planeamento dos Transportes, do Território e do Desenvolvimento Regional. O percurso académico não se limitou a Portugal Continental, uma vez que se diplomou em Planeamento Regional no Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda (1969) e alcançou o grau de Master of Science em Transportes pelo Imperial College de Londres (1971).

Luís Valente de Oliveira possui um vasto e notável currículo de participação cívica em diversas instituições de interesse público nacional. Entre os cargos que desempenhou incluem-se os de Ministro da Educação e Investigação Científica (1978-1979), Ministro do Planeamento e Administração do Território (1985-1995) e Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação (2002-2003). Entre 1979 e 1985, assumiu ainda a Presidência da Comissão de Coordenação da Região do Norte (CCDRN).

Entre as múltiplas distinções de que foi alvo ao longo da carreira destacam-se as condecorações com a Grã-Cruz da Ordem do Infante (Portugal, 1980), a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo (Portugal, 2004), a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil, 1987) e a Grã-Cruz da Ordem da Honra (Grécia, 2002). É também comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (Portugal, 2002), Chevalier de la Légion d’Honneur (França, 2008) e doutor honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2013).

Em março de 2012, recebeu a primeira edição da Medalha de Mérito da Universidade do Porto , na sequêncai do trabalho realizado enquanto presidente da  Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da U.Porto.