O Porto conquistou o título de melhor destino de Erasmus de 2024, atribuído no âmbito da Erasmus Generation Meeting (EGM) 2024, a maior conferência estudantil europeia, que decorreu recentemente em Sevilha.

A distinção “Erasmus Destination of the Year”, que premeia anualmente o melhor destino de Erasmus, foi lançada em 2022 pela Erasmus Student Network (ESN) em parceria com a Comissão Europeia, com o objetivo de identificar a distinguir as melhores práticas no apoio à mobilidade estudantil. Ao mesmo tempo, procura “salientar o papel que as associações estudantis locais desempenham em tornar as cidades melhores destinos de mobilidade”.

A candidatura do Porto foi liderada pela Erasmus Student Network Porto (ESN-Porto), organização estudantil que apoia os mais de 3.000 estudantes que chegam todos os anos à Invicta, para cumprir um período de estudos ao abrigo de programas de mobilidade internacional. Destes, mais de dois terços têm como destino a Universidade do Porto.

“Sentimos que o nosso esforço foi reconhecido”, afirma Vitor Bizarro, presidente da ESN-Porto, em jeito de balanço de um trabalho que culminou com a realização de um pitch perante os mais de 1.500 membros da “Erasmus Generation” que marcaram presença na capital da Andaluzia.

O também estudante da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) espera agora capitalizar o reconhecimento para o futuro: “Enquanto estudantes voluntários, vamos continuar o nosso trabalho árduo para fazer do Porto uma cidade cada vez mais acolhedora. Queremos que todos os estudantes internacionais se sintam em casa, que continuem a escolher o nosso Porto, e levem para os seus países todas as boas memórias que a Invicta lhes proporciona”.

Também Luísa Capitão, diretora do Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, enaltece a importância da distinção: “Este galardão é o reconhecimento de um trabalho de mais de três décadas que vem sendo desenvolvido na Universidade, em articulação com a ESN-Porto e outros organismos, no sentido de garantir a melhor experiência possível aos nossos estudantes de mobilidade”.

“Se o Porto é hoje um destino de referência para milhares de estudantes de todo o mundo, isso deve-se à qualidade do ensino que encontram nas nossas faculdades, mas também ao ambiente acolhedor e altamente diferenciado que procuramos proporcionar-lhes ao longo de toda a experiência”, sublinha a responsável, acrescentando que “esta é por isso uma conquista da Cidade, da Universidade e de todos os que trabalham connosco na construção de uma comunidade cada vez mais inclusiva, multicultural e de partilha dos valores europeus”.

O Porto, que sucede às cidades de Salónica (Grécia, 2022) e Ghent (Bélgica, 2023), venceu a votação frente às também finalistas Istambul, Nicósia, Sófia e Sevilha, a cidade anfitriã da EGM 2024.