Depois de uma quebra acentuada devido à pandemia de Covid-19, a Universidade do Porto volta a afirmar-se, de ano para ano, como destino preferencial para centenas de estudantes dos quatro cantos do globo. Só este ano letivo, são 2.283 os estudantes de 62 nacionalidades que optaram por realizar um período de estudos na melhor universidade portuguesa, ao abrigo de programas de mobilidade no ensino superior.

Numa altura em que ainda estão por fechar os dados relativos a 2023/2024, a U.Porto já superou a marca das 2.240 mobilidades de estudantes IN registada em 2022/2023. E praticamente iguala as 2.299 registadas no ano letivo 2019/2020, o último antes da pandemia de Covid-19.

Durante o pico da pandemia, o número de estudantes de mobilidade acolhidos pela U.Porto ficou-se pelos 938 (e, 2020/2021), subindo para 1.927 em 2021/2022.

A U.Porto reforça assim a tendência de recuperação que, se tudo correr como previsto, lhe permitirá aproximar do recorde fixado no ano letivo 2018/2019, em que acolheu um máximo histórico de 2.656 estudantes de mobilidade.

Somando todos os registos desde 2018, a U.Porto ultrapassa o número das 10.000 mobilidades IN (10.060) nos últimos seis anos letivos, com Brasil (3.093), Espanha (1.295) e Itália (1.203) a liderarem o “top” das nacionalidades mais representadas.

Brasil e Erasmus lideram “contingente” de mobilidade

Entre as nacionalidades mais representadas no “contingente” de estudantes de mobilidade IN deste ano deste ano destaca-se uma vez mais o Brasil, com 583 estudantes, seguido pela Espanha (293) e pela Itália (272).

Alemanha (179), França (115), Polónia (107), República Checa (74), Suécia (49), Bélgica (47), Países Baixos (47) e Turquia (37) são outras nacionalidades em destaque numa listagem que inclui ainda a China, Índia, Jordânia, México, Tanzânia ou o Vietname, num total de 62 países representados (mais 10 do que no ano anterior).

Nota também para os 27 estudantes portugueses que optaram por deixar as suas instituições de origem para cumprir um período de estudos na U.Porto ao abrigo do Programa Almeida Garrett.

O Brasil e os países da União Europeia são os mais representados entre os estudantes de mobilidade da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Boas-vindas à distância

Dos estudantes que optaram por fazer uma mobilidade na U.Porto em 2023/2024, 825 chegam em fevereiro para fazer a sua mobilidade ao longo do segundo semestre. E, à semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos, a Universidade decidiu “antecipar” a sua chegada com um programa de receção online, organizado pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto.

Realizada entre os dias 22 e 26 de janeiro, em formato online, a sexta edição da Pre-Arrival Week teve como objetivo promover um primeiro contacto entre os estudantes de mobilidade IN e a instituição, assegurando assim um soft landing e uma rápida integração na Universidade e na cidade.

No total, foram dinamizadas oito sessões online com a participação de 1.137 estudantes (inscritos). Para além de receberem informações sobre o funcionamento da U.Porto, os participantes puderam ainda frequentar um “crash course” de Português, participar numa Pausa Ativa orientada pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), ou conhecer as atividades da ESN Porto.

Nestas sessões partilharam-se ainda dicas/conselhos sobre como ultrapassar as dificuldades que poderão surgir durante a mobilidade. Foi o caso da sessão dinamizada em parceria com a Polícia de Segurança Pública e que teve como objetivo fornecer aos estudantes um conjunto de informações úteis e práticas para uma estadia segura na cidade. Já a psicóloga Rita Começanha, dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), partilhou um “guia” de soft skills úteis para a adaptação e integração dos estudantes.

A integração dos estudantes na Universidade foi o tema em destaque na sessão conduzida pela psicóloga Rita Começanha. (Foto: DR)

Esta semana preparatória será complementada com as habituais Reuniões de Registo, onde os estudantes terão direito a um acolhimento personalizado – presencial ou online – e receberão mais informações sobre a Universidade e a cidade do Porto.

A decorrer em formato presencial e virtual, estas reuniões terão lugar – no caso do formato presencial – no edifício da Reitoria e incluirão a entrega de cartão de estudante e do kit de boas-vindas à instituição