São 30 canções originais, representativas das várias nações da União Europeia, mas não só, e vão fazer ouvir-se na noite do Dia da Europa (9 de maio), no Coliseu do Porto Ageas, durante o concerto “Gaudeamus – Alegria para a Europa”,  resultado de uma parceria que envolve também a Universidade do Porto, a Livraria Lello, a Irmandade dos Clérigos, e o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Da autoria do maestro António Victorino d’Almeida, “Gaudeamus – Alegria para a Europa” é uma obra ambiciosa que se propõe a celebrar a união no espaço europeu através da música através de um ciclo de 30 canções originais, cantadas pela soprano portuense Ana Maria Pinto e interpretadas por uma orquestra de câmara de 14 elementos.

Entre as canções que fazem parte do programa do concerto inclui-se um poema dedicado a cada um dos 27 países da União Europeia, a que se juntam ainda a Inglaterra, a língua gaélica (Irlanda) e o dialeto flamengo (Bélgica). Para a canção em português foi escolhido um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Numa altura em que a guerra na Ucrânia marca a ordem do dia, o espetáculo incluirá ainda a interpretação de uma composição especial para a Ucrânia, com a participação dos grupos corais da U.Porto. Pretende-se desta forma representar” um muito necessário abraço fraterno e de amor a todos os povos e culturas que constituem a União Europeia”, como se pode ler na apresentação do concerto.

“Este é um concerto que transcende o conceito de obra musical já que congrega a poesia e a música, mas também um conceito filosófico-ideológico acerca de uma Europa irmanada em valores e em ideais, reafirmando, realçando, exaltando e valorizando as diferenças culturais, sociais e sociológicas dos povos e das nações que a constituem”, lê-se ainda na página do Coliseu do Porto.

Com duração aproximada de uma hora e meia, “Gaudeamus – Alegria para a Europa” tem início marcado para as 21h00, na Sala Principal do Coliseu do Porto Ageas.

Os bilhetes variam entre os 15 euros (plateia e tribuna) e os 90 euros (camarotes), estando previstos descontos especiais para estudantes (50%), séniores e famílias (25%) e portadores do Cartão Porto (20%).

Mais informações através do telefone 223 394 940 ou do e-mail [email protected].

Ensaio geral dedicado à Ucrânia

Na véspera do Concerto, às 15h00 do dia 8 de maio, terá lugar um Ensaio Geral Solidário, com as receitas de bilheteira a reverterem a favor dos refugiados da Ucrânia, através da Cruz Vermelha.

Os bilhetes têm um custo de 5, 10 e 15 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Coliseu, Ticketline e locais habituais.

Quem não puder estar presente também pode contribuir, adquirindo um ou mais lugares.