É sob o mote “Celebrar a Liberdade, a Democracia e a Solidariedade” que o Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto vai comemorar, no próximo dia 16 de abril, o seu quinto aniversário. Tendo como “inspiração” os 50 anos do 25 de abril, o V Encontro da Mentoria U.Porto terá lugar nos espaços da Faculdade de Letras (FLUP) e é aberto a toda a comunidade académica .

Com este encontro, pretende-se celebrar um programa que, nas palavras da organização, “contribui diariamente para que todos os estudantes envolvidos tenham melhores experiências no contexto académico, vivenciando relações interpares horizontais, solidárias e promotoras da dignidade individual e coletiva, assentes em princípios democráticos e solidários”.

O evento (ver programa) arranca às 16h00, com a inauguração da exposição itinerante “Caminhos da Mentoria U. Porto”, que estará presente no hall da entrada principal do edifício da FLUP.

A partir das 16h30, as atenções viram-se a para os Jardins da Faculdade, onde haverá espaço para diferentes momentos musicais e culturais, atividades interativas e criativas, um Coffee break e muitas outras surpresas.

Às 19h00, os participantes regressam ao interior da FLUP, ao Anfiteatro Nobre da Faculdade, para uma noite de Quiz dedicada à temática “Liberdade, Cultura e Democracia”.

A participação no V Encontro da Mentoria U.Porto é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Sobre a Mentoria U.Porto

O Programa Transversal de Mentoria Interpares é um programa de acolhimento que tem por principal objetivo fomentar a integração dos estudantes recém-chegados à Universidade do Porto no ensino superior. Os mentores são estudantes mais experientes (já a frequentar a U.Porto) que acolhem e acompanham os novos estudantes, sejam eles nacionais ou internacionais, de forma a que estes se sintam melhor integrados a nível académico, pessoal e social.

Através da partilha, do convívio e do intercâmbio cultural, a Mentoria U.Porto pretende que todos, mentores e mentorados, obtenham a melhor das experiências em contexto académico, proporcionando o bem comum, a convivência saudável e o respeito mútuo, assim como outros valores da cultura democrática e institucional.