O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto recebeu, no passado dia 14 de março, o II Encontro das Comissões de Mentores/as da Mentoria U.Porto, iniciativa que serviu para pensar o passado, presente e o futuro do programa pioneiro, destinado ao acolhimento e integração dos novos estudantes da instituição.
Depois do sucesso do primeiro Encontro, realizado em 2023, esta edição juntou mais de 70 participantes (Mentores, Mentorados e Docentes) que, durante aproximadamente três horas, refletiram e discutiram sobre as dinâmicas da Mentoria em cada uma das das 13 unidades orgânicas e três residências universitárias que integram o programa.
O evento iniciou com uma Sessão de Boas-vindas, conduzida por Teresa Medina, Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto que, de forma entusiasta, frisou o papel cada vez mais ativo e crescente que a Mentoria tem vindo a assumir na U.Porto e nas vivências sociais e académicas dos estudantes envolvidos.
Sobre o Encontro, Teresa Medina considerou tratar-se de um “espaço de partilha é muito importante” porque leva a que “as diferentes unidades orgânicas se inspirem umas às outras”. E, sendo a Mentoria U.Porto um programa para os estudantes, é necessário que estes sejam ouvidos.
De seguida, houve espaço para ouvir os Mentores sobre as suas perceções face ao papel e lugar que o Programa tem vindo a assumir na sua UO/Residência. Na globalidade, reforçaram o contributo dos Mentores para a integração social e académica dos novos estudantes. Neste quadro, foi ainda destacada a importância das atividades desenvolvidas pelo Programa para a melhoria da relação que os estudantes estabelecem não só com o curso e respetiva faculdade, mas também com a Universidade no seu todo
Num segundo painel, discutiram-se as questões da participação e da comunicação no Programa. Numa era profundamente digital, os mentores frisaram o excesso de informação que encontram diariamente e ressaltaram a importância uma comunicação presencial e de “marketing boca-a-boca”, como uma das soluções mais eficazes para melhorar níveis de participação nas atividades.
Ao longo da tarde, houve ainda espaço para apresentar as próximas atividades que a Mentoria U.Porto vai realizar ao longo do presente semestre. Entre elas incluem-se: a participação na Mostra da Universidade do Porto; o V Encontro da Mentoria U.Porto, a realizar na Faculdade de Letras, no mês de abril; um ciclo de Workshops, entre abril e maio; a segunda “Cãominhada”, agendada para junho; as III Jornadas da Mentoria U.Porto, a decorrer na Faculdade de Engenharia, também em junho; e os seminários de formação dos mentores.
O Encontro, revelou, igualmente, o papel crescente que a Mentoria U.Porto tem assumido na “internacionalização em casa” e na promoção da interculturalidade, assinalando-se a participação na iniciativa e, de um modo cada vez mais notório, na Mentoria U.Porto, de estudantes internacionais , provenientes de origens distintas como Brasil, Guiné, Moçambique, Angola ou Macau.
O Encontro terminou com um coffee break, fechando assim uma tarde de reflexão, discussão e partilha de perceções, experiências e soluções em prol da melhoria e do crescimento cada vez mais contínuo e significativo da Mentoria U.Porto