Já são conhecidas as oito equipas vencedoras da edição 2023 d0 Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI), uma iniciativa que distingue anualmente os projetos pedagógicos mais inovadores, desenvolvidos por docentes da Universidade do Porto.

Entre os oito projetos premiados, atualmente em curso em oito das 14 faculdades da U.Porto, incluem-se dois da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP): o Diálogos Intergeracionais, Educação e Desafios das Sociedades Contemporâneas, das docentes Amélia Lopes, Luciana Joana e Rita Tavares de Sousa; e o Aprender através da criação de conteúdos: o estudante como influencer digital, liderado pela docente Mariana Martins.

A Faculdade de Medicina (FMUP) conta igualmente com dois projetos premiados: O ensino da relação médico-doente em Psicologia Médica: um modelo práxico (dos docentes Irene Maria Dias Carvalho, Margarida Figueiredo Braga, Ivone Castro Vale, Raquel Martins, Dilermando Jorge Sobral, Vanessa Pais, Raquel Pedrosa e Rui Mota Cardoso) e NeuroMed2: Neurociências e Meditação para estudantes de Medicina, da responsabilidade de Isaura Tavares.

Foram ainda distinguidos os projetos: Bonder – Ferramenta didática para consolidar o conhecimento sobre a tecnologia de colagem adesiva, desenvolvido pelos docentes da Faculdade de Engenharia (FEUP), Ana Queirós Barbosa, Lucas da Silva, Eduardo Marques, Catarina Borges, Ricardo Carbas, Ana Duarte, Carolina Leite, Diogo Barbieri e Livia Barts; Finestra Desenho, dinamizado por José Maria Lopes, José Manuel Barbosa, Armando Ferraz, Luís Fortunato Lima, Nuno Sousa, Ricardo Leite, na Faculdade de Arquitetura (FAUP); Innerscape: A Landscape design hackathon, dos docentes da Faculdade de Ciências (FCUP), José Miguel Esteves Lameiras, Isabel Martinho da Silva e David Campos; e Aprendizagem colaborativa no ecossistema U.Porto, resultado da colaboração entre três docentes da Faculdade de Farmácia (Isabel Martins de Almeida), Purificação Silvano (Faculdade de Letras) e Joaquim Antero Ferreira (FBAUP).

Para além dos 34 docentes / oito projetos premiados, o júri do galardão atribuiu ainda três menções honrosas às equipas dos projetos Exame microscópico de esfregaços sanguíneos – Uso de ferramentas digitais em Hematologia (Luís Belo e Alice Santos Silva, FFUP), CreoPhonPt: introdução à prática científica na era digital com impacto sobre a preservação dos crioulos (Carlos Silva, Luís Trigo e Vera Moitinho de Almeida, FLUP) e Metodologia de investigação qualitativa (saber sobre investigar, aprender investigando) – DDH11/2CPDDH (Isabel Maria Ribeiro Mesquita, Cláudio Filipe Guerreiro Farias e Sara Mesquita Garganta da Silva, FADEUP).

Premiar a excelência no ensino

Promovido pela Unidade de Inovação Educativa, sediada na Reitoria da U.Porto, o Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI) insere-se no âmbito do programa Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto, que tem por objetivo promover a melhoria dos modelos educativos aplicados nos cursos e unidades curriculares da instituição.

Os projetos distinguidos, todos eles propostos e dinamizados por docentes da U.Porto, devem revelar ” uma estratégia de intervenção pedagógica consistente, refletida e fundamentada que promova o envolvimento ativo dos estudantes, o uso de recursos inovadores e a melhoria geral dos processos de ensino e aprendizagem”.

Cada proposta selecionada tem direito a um prémio monetário de 1.000 euros, financiamento esse que servirá para aplicar na aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos e outras ações.

A entrega dos prémios e das menções honrosas terá lugar às 15h00 do dia 7 setembro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.