Explorando a relação entre fotografia e escrita, este é um projeto que convida os estudantes da Universidade do Porto a procurarem e criarem o seu Sentido de Lugar. Esculpido por Ana Rita Rodrigues, Rui Manuel Vieira e Maria Beleza Juncal, todos eles alumni da U.Porto, o programa vai desenvolver-se até junho de 2024, através de três módulos que obedecem a três alicerces fundamentais: cidade, movimento e identidade.

Oficinas de escrita e leitura

Estas oficinas partem da vontade de reunir a fotografia e a palavra, e de as desenvolver no âmbito dos temas: cidade, movimento e identidade. É com base nestes temas que se irá desenvolver um conjunto de workshops de fotografia, bem como oficinas de escrita e leitura.

Nestas ações, os participantes serão ser convidados a escrever, escutar e a ler em comunidade. Os textos resultantes destas sessões serão publicados na próxima edição da Revista PÁ Poesia & Outras Artes. As inscrições nestas oficinas de escrita e leitura fazem-se aqui.

O Atelier será coordenado por Ana Rita Rodrigues, mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da U.Porto e autora do conto “Casa Transparente”, vencedor do Prémio Literário Manuel Alegre. É revisora literária e colaborou nos projetos Coimbra Coolectiva, Sinal Aberto, revista emersa, revista AZAR e The Circle (revista Are We Europe).

Fotografia enquanto prática artística

Unindo a fotografia e a escrita, ao abrigo dos três motes já referidos, esta residência artística dirige-se a quem quer saber mais sobre a prática da fotografia artística e a potência desta enquanto ferramenta de captura do real, pelo processo de registo ou de processamento de imagens de arquivo.

O curso apresentará a fotografia e o cinema enquanto práticas artísticas, como um meio para pensar a potência e pertinência das imagens que nos rodeiam no seu tempo. Num programa conjunto entre a Reitoria e o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), estes temas serão apresentados em workshops, conversas, projeção de filmes, visitas a arquivos, entre outras atividades.

A residência artística será coordenada por Rui Manuel Vieira. Formado pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), tem desenvolvido o seu trabalho fotográfico sobre os temas tempo e a memória. Membro do colectivo Haarvöl, foi bolseiro da FCT no projeto Ruptura Silenciosa e, mais recentemente, docente na Escola das Artes UCP no curso de Som e Imagem e Cinema.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Casa Comum – lusodescendentes

Faz ainda parte deste convite para encontrar o Sentido de Lugar um projeto que se dirige a todos os estudantes que sejam Lusodescendentes, ou seja, estudantes internacionais descendentes de portugueses, de todos os ciclos de estudos (licenciatura, mestrado, doutoramento ou pós-doutoramento) da U.Porto.

Com o objetivo de promover a cultura entre a comunidade académica vão ser dinamizadas, ao longo de todo o ano letivo (2023/2024), diversas atividades de interesse cultural e social. Pretende-se não só enriquecer o percurso académico, como também a realização pessoal e profissional dos estudantes.

Neste sentido, e dando continuidade aos três motes temáticos (a cidade, o movimento e a identidade), está prevista a realização de visitas pela cidade do Porto e outras cidades portuguesas, conversas temáticas, workshops e outras oportunidades de convívio entre os estudantes.

O projeto será coordenado por Maria Beleza Juncal, licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual (FLUP). Recentemente integrou, como voluntária, o projeto arquiv@ da Direção Regional de Cultura do Norte e, atualmente, colabora no projeto “Casa Comum – Lusodescendente”, promovido pela Reitoria da U.Porto.

À semelhança dos restantes módulos, a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.