Está de regresso mais uma edição das YES Talks, uma iniciativa científica organizada por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Mais de 300 futuros médicos e cientistas vão estar reunidos no próximo dia 13 de abril para aprofundar conhecimentos sobre a cirurgia vascular.

Intitulada Precision in every pulse, a décima edição do encontro volta a propor um programa de atividade que têm como ponto alto as duas sessões científicas com dois especialistas vasculares.

Na primeira sessão, Mauro Gargiulo, figura de renome na área e professor da Universidade de Bolonha (Itália), vai falar sobre o aneurisma da aorta abdominal e abordar diversas técnicas referentes ao seu respetivo tratamento.

Já a segunda palestra, que será proferida por Armando Mansilha, professor da FMUP e atual presidente da Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular, terá como temas principais a patologia da carótida e o acidente vascular cerebral. O também diretor do serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar Universitário São João vai “fazer uma análise aprofundada e dar uma visão abrangente destas duas áreas críticas da patologia vascular”.

Os participantes terão ainda a oportunidade de aperfeiçoar competências num dos 12 workshops disponíveis e concorrer na competição da Dare to Win.

Recorde-se que esta é uma iniciativa dirigida a estudantes de medicina e das áreas biomédicas e que procura contribuir para a sua formação académica, atualização científica e desenvolvimento de capacidades técnicas.

A décima edição das YES Talks serve de antecâmara para o congresso YES Meeting, cuja 19.ª edição irá decorrer na FMUP, entre os dias 19 a 22 de setembro.