A ideia de celebrar os 50 anos da Revolução de 25 de abril levou a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) a organizar a iniciativa Mais do que Casas, que está a decorrer desde abril de 2023.

Integrado no programa da iniciativa, a FAUP prepara-se para lançar o curso de formação contínua ‘Mais do que Casas: Liberdade, Pluralidade, Prospetiva que propõe evocar, retomar e desenvolver algumas das experiências que o 25 de abril trouxe à arquitetura, ao urbanismo e, mais genericamente, à cidade portuguesa e à cultura urbana.

O curso tem coordenação de Luís Soares Carneiro, que integra a comissão científica com os professores Marta Rocha e André Santos.

De edição única, a formação confere 3 créditos ECTS e vai decorrer de 8 a 26 de abril de 2024. As inscrições são gratuitas e decorrem de 22 de janeiro a 23 de fevereiro de 2024 (nova data).

‘Mais do que Casas: Liberdade, Pluralidade, Prospetiva’ procura (re)colocar a atenção dos estudantes da Universidade do Porto, e em especial da FAUP, nas questões concretas do urbano, do social, e do cívico, não como temas abstratos mas antes como problemas atuais e tangíveis do nosso quotidiano e num contexto global de amplas transformações e de crise climática.

Organizado em ateliers verticais, formando grupos de estudantes de todos os anos, onde igualmente se integram docentes/investigadores de qualquer área científica da FAUP, “pretende-se, através da aplicação e desenvolvimento de processos e metodologias a selecionar e estabelecer especificamente por cada grupo, observar, registar, analisar, propor, mudar, modificar, e intervir nas situações objeto de estudo, atendendo ao presente e perspetivando o futuro”.

O curso propõe uma abordagem integrada e prática na reflexão sobre o Direito à Cidade, o Direito à Habitação, e o Direito à Participação, e o envolvimento ativo dos estudantes nos problemas reais da população, ensaiando ideias e caminhos para atingir um futuro melhor para todos.

Em paralelo à Unidade de Formação Contínua, estão previstos um conjunto de eventos a decorrer nos finais de tarde, com entrada livre. O cartaz inclui conferências, debates, apresentações, concertos e sessões de cinema.

A formação é dirigida aos estudantes da FAUP, em especial do Mestrado Integrado em Arquitetura, e aos restantes estudantes e antigos estudantes da U.Porto.

Como vamos habitar em 25 de abril de 2074?

O 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 merece ser comemorado com uma reflexão sobre temas que então e hoje permanecem como um desafio e uma necessidade por cumprir. Com este intuito, o programa “Mais do que Casas” desafia as Escolas de Arquitetura, de Arquitetura Paisagista, de Belas Artes e de Engenharia, a contribuir com uma reflexão crítica e propositiva sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público na construção de uma sociedade intercultural e de promoção da cidadania global.

O programa, que teve início em abril de 2023 e prolonga-se até 2025, integra seminários, mostras, publicações e oficinas de Projeto – Évora, Setúbal e Famalicão – , ‘Chamada de Artigos, para instigar, informar e comunicar a investigação produzida pelos estudantes nas instituições universitárias no ano letivo 2023/2024.

Tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de abril de 1974, nomeadamente o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), pretende-se perspetivar um possível contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois do 25 de abril.

Organizado pela Direção da FAUP, João Pedro Xavier, Teresa Calix, Clara Vale, Filipa Guerreiro e José Pedro Sousa, o programa ‘Mais do que Casas’ tem curadoria dos arquitetos Teresa Novais e Luís Tavares Pereira.

A FAUP dedica esta iniciativa ao Professor Arquiteto Nuno Portas e, na sua pessoa, a todos os participantes no processo SAAL.

“Mais do que Casas” tem o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril e o patrocínio da OTIIMA.