Victor Freitas, Professor Catedrático do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (FCUP) e investigador do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE) na U.Porto, é o vencedor do Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto 2024, galardão – no valor de 7,5 mil euros – que tem como objetivo reconhecer os docentes e cientistas da instituição que mais se destacam no domínio da investigação científica.

A decisão do júri foi tomada por unanimidade e reconhece “o contributo e esforço” desenvolvidos por Victor Freitas “na criação e divulgação de novos conhecimentos científicos, na angariação de financiamento para as atividades de investigação científica e na produção de publicações científicas”.

Licenciado em Química pela FCUP (1989), Victor Freitas doutorou-se em Ciências Biológicas e Médicas na Universidade de Bordéus II (França), com especialização em Enologia (1995).

Após o doutoramento, regressou à FCUP, onde tem vindo a desenvolver a sua atividade de ensino e investigação ao longo das últimas décadas. Professor Catedrático do Departamento de Química e Bioquímica desde 2011, é o atual diretor do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar e do Programa Doutoral em Química Sustentável.

A nível científico, foi um grande impulsionador do desenvolvimento, no seio da U.Porto, de uma nova área de investigação independente no campo da Química  e Bioquímica Alimentar, focada nos compostos polifenólicos (associados à cor e sabor dos alimentos de origem vegetal e conhecidos devido aos seus efeitos antioxidantes e benéficos para a saúde).

Atualmente é o coordenador da linha de Tecnologia e Qualidade Alimentar do LAQV/REQUIMTE e lidera o grupo “Food Polyphenol Lab”, integrado naquele laboratório e no departamento de Química e Bioquímica da FCUP.

Professor Catedrático da FCUP desde 2011, Victor Freitas tem-se destacado pelo seu trabalho de investigação no domínio da ciência dos alimentos. (Foto: DR)

O trabalho de Victor Freitas está traduzido em mais de 400 publicações científicas em revistas indexadas no Science Citation Index (SCI), vários capítulos de livros e inúmeras comunicações em congressos e conferências nacionais e internacionais. Foi ainda responsável pela coordenação e execução de vários projetos de I&DT nacionais e internacionais e pela orientação de dezenas de teses de Mestrado e de Doutoramento.

Vários dos projetos aos quais tem o seu nome ligado resultam de parcerias inovadoras com a indústria agroalimentar. É o caso do VIIAFOOD, um consórcio nacional que está a trabalhar no desenvolvimento de mais de 130 novos produtos alimentares saudáveis e sustentáveis. Num outro âmbito, deve-se à equipa de Victor Freitas a descoberta da estrutura química de um corante natural usado nas iluminuras de manuscritos da Idade Média, que era um “segredo” guardado há mais de 1.000 anos.

Entre 2016 e 2021, foi presidente do “Groupe Polyphénols”, uma associação científica internacional que tem como missão estimular a colaboração entre cientistas de todo o mundo que trabalham na área dos  polifenóis. Ocupa ainda os cargos de membro da Direção do Centro de Materiais da Universidade do Porto (CEMUP) e de Presidente da Delegação do Porto da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).

Já em 2023, foi um dos 164 investigadores/as e professores/as da U.Porto destacados na lista dos cientistas mais citados do mundo, de acordo com a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, elaborada por investigadores da Universidade de Stanford (EUA).

Sobre o Prémio de Excelência na Investigação Científica

Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 com o objetivo de promover e reconhecer o esforço dos docentes e investigadores da Universidade nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica.

Nas edições anteriores, foram distinguidos os docentes e investigadores Adelino Leite Moreira (FMUP/UnIC), Helder Maiato(FMUP/i3S), Pedro Camanho (FEUP/INEGI), Vítor Vasconcelos (FCUP/CIIMAR), Nuno Cardoso Santos (FCUP/IA/U.Porto) e Maria João Ramos (FCUP/REQUIMTE).

A entrega do Prémio de Excelência Científica da U.Porto 2024 vai ter lugar no próximo dia 22 de março, durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade.