Encontram-se abertas as candidaturas à sétima edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto, iniciativa que tem como objetivo promover e reconhecer o esforço dos docentes e investigadores da instituição nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica.

Em jogo na edição deste ano do galardão está um prémio monetário de 7.500 euros (mais 2.500 do que nas edições anteriores), patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, o novo parceiro bancário da U.Porto.

Podem concorrer todos/as os/as docentes e/ou investigadores/as da U.Porto, desde que tenham um vínculo de emprego público ou laboral à Universidade ou respetivas unidades orgânicas e/ou institutos de investigação.

A avaliação das candidaturas tem em conta fatores como a angariação de financiamento para as atividades de investigação científica (35%) e a produção de publicações científicas (65%).

Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 para afirmar aquele que é um dos grandes pilares estratégicos da missão da Universidade, principal produtora de investigação científica em Portugal.

Nas edições anteriores, foram distinguidos os docentes e investigadores Adelino Leite Moreira (FMUP/UnIC), Helder Maiato (FMUP/i3S), Pedro Camanho (FEUP/INEGI), Vítor Vasconcelos (FCUP/CIIMAR), Nuno Cardoso Santos (FCUP/IA) e Maria João Ramos (FCUP/REQUIMTE).

Candidaturas até 31 de janeiro de 2024

submissão das candidaturas deve ser feita  até 31 de janeiro de 2024, através do envio – para o email [email protected] – do respetivo formulário (bem como os anexos nele solicitados) devidamente preenchido, juntamente com o Curriculum Vitae detalhado do candidato, assim como outros documentos indicados no Regulamento do prémio.

As candidaturas serão posteriormente avaliadas por um Júri presidido por Pedro Rodrigues, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação da U.Porto, e que tem como vogais os/as Vice-Reitores/as Maria de Fátima Vieira (Cultura e Museus), Maria Joana de Carvalho (Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto), Pedro Alves Costa (Património Edificado e Sustentabilidade) e Joana Resende (Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico).

O/A vencedor/a da 7.ª edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto será anunciado/a em março de 2024 e proclamado/a a 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2024 (a confirmar).

Mais informações no portal da U.Porto, ou através dos endereços de e-mail [email protected] e/ou [email protected].