O programa IACOBUS – Publicações Científicas (Papers) reconheceu, recentemente, vários artigos da autoria de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Dois dos trabalhos apresentam resultados promissores dentro da área da Química Medicinal. Com os docentes e investigadores Ivo Dias e José Enrique Borges, do Departamento de Química e Bioquímica, como coautores, o artigo “Stapling Amantadine to Melanostatin Neuropeptide: Discovery of Potent Positive Allosteric Modulators of the D2 Receptors” teve como objetivo explorar o desenvolvimento de uma nova estratégia terapêutica na doença de Parkinson.
Neste trabalho, publicado na revista ACS Medicinal Chemistry Letters, conjugaram a melanostatina, um neuropéptido com atividade anti-Parkinson que atua como modulador dos recetores de dopamina, com a amantadina, um fármaco usado no tratamento do Parkinson. Os investigadores perceberam que esta conjugação conduziu a derivados mais “potentes do que a melanostatina e com uma margem terapêutica segura em células neuronais, abrindo portas para o desenvolvimento de novos agentes anti-Parkinson”.
Já a investigadora Sofia Benfeito, do grupo de Química Medicinal liderado pela docente Fernanda Borges, é a primeira autora de outro artigo premiado e que apresenta um antioxidante que pode resultar num candidato a fármaco para as doenças neurodegenerativas. “Modulating Cytotoxicity with Lego-like Chemistry: Upgrading Mitochondriotropic Antioxidants with Prototypical Cationic Carrier Bricks” foi publicado pelo Journal of Medical Chemistry.
O trabalho da docente e investigadora Natália Cordeiro foi outro dos contemplados com este prémio. “MOZART, a QSAR multi-target web based tool to predict multiple drugenzyme interactions“, publicado na revista Molecules, tem particular foco numa ferramenta para prever as múltiplas interações entre medicamentos e enzimas.
Biologia da FCUP nos IACOBUS papers
Também um artigo do docente do Departamento de Biologia da FCUP, Miguel Santos, foi premiado no âmbito do programa IACOBUS Papers. O estudo “Is the Environmental Risk of Metformin Underestimated?”, publicado na revista Environmental Science & Technology, abrange os riscos ambientais da metformina, uma substância presente nos medicamentos para tratar a diabetes mellitus tipo 2, baixando os níveis de glicemia. A metformina passa para a água e organismos aquáticos e são necessários mais estudos sobre esta substância.
Ainda na área da Biologia, um artigo sobre o desempenho de rações para peixes suplementadas com extratos bioativos de lagares de azeitona fermentada e subprodutos de vinícolas foi também um dos premiados e tem entre os autores o estudante de doutoramento, Diogo Filipe, orientado pela docente da FCUP e investigadora do CIIMAR-UP, Helena Peres. “Shelf-Life Performance of Fish Feed Supplemented with Bioactive Extracts from Fermented Olive Mill and Winery By-Products” foi publicado na revista Foods.
Sobre o programa IACOBUS Papers
O programa IACOBUS – Publicações Científicas (Papers) visa encorajar a colaboração científica transfronteiriça entre a região norte de Portugal e a Galiza. Um dos objetivos é promover atividades de comunicação e divulgação científica, por meio do apoio financeiro para a publicação de artigos em revistas científicas indexadas no Clarivate Analytics Journal Citation Report (JCR).