Chegou ao fim a edição piloto de um novo mestrado internacional em Agricultura Inteligente, liderado por docentes e investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável. Criado no âmbito do projeto ERASMUS + «masTERs course on smArt Agriculture TECHnologies (TERRATECH), o curso foi responsável pela formação de 17 novos mestres em agricultura de precisão.

Ao longo dos últimos três anos, o consórcio europeu do TERRATECH juntou universidades, Pequenas e Médias Empresas, e ainda outros centros de investigação, para o desenvolvimento deste mestrado.

Os 17 mestres, oriundos da Nigéria, Grécia, Marrocos, Uzbequistão, Algéria, Turquia e do Egito, tiveram a sua cerimónia de graduação em Tessalónica, na Grécia, integrada no evento final do projeto, que decorreu entre os dias 16 e 20 de outubro.

O currículo inovador do novo mestrado em tecnologias de Agricultura Inteligente inclui métodos de ensino interativos, a par de parcerias com cooperativas e empresas agrícolas que trabalham com soluções de base tecnológica, por forma a proporcionar uma formação prática e teórica enriquecedora na área da agricultura de precisão.

O futuro deste novo mestrado foi, precisamente, um dos tópicos em discussão no evento final que reuniu as várias empresas e universidades parceiras. De acordo com os investigadores presentes na reunião, a decisão será tomada até ao final deste ano e poderá passar por uma evolução para um mestrado conjunto Erasmus Mundus

No âmbito do evento, foram ainda apresentados projetos ERASMUS +, futuramente a ser implementados em Escolas Secundárias da Grécia, e terão como base a formação em sustentabilidade na produção alimentar e novas tecnologias.

A equipa de coordenadores do Projeto TERRATECH incluiu as docentes e investigadoras Susana Carvalho e Ruth Pereira (pela U.Porto), bem como parceiros das universidades de Debrecen e Universidade Helénica, ambas com papel relevante na lecionação do novo mestrado. (Foto: DR)

Uma primeira edição concorrida

Os novos mestres terminaram assim o curso, com grau atribuído pela International Hellenic University (Grécia), como técnicos capazes de incorporar soluções tecnológicas nos sistemas de produção agrícola, o que lhes permitirá desenvolver novas soluções adaptadas às necessidades dos agricultores locais e ainda implementar ideias de negócio inovadoras.

A primeira edição do mestrado recebeu candidaturas de 22 países, incluindo de Portugal. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, no conjunto de alunos finalistas contam-se estudantes oriundos de sete países (Nigéria, Grécia, Marrocos, Uzbequistão, Algéria, Turquia e Egito).

Entre as universidades parceiras do Terratech contam-se, para além da U.Porto, a University of Debrecen (Hungria), a International Hellenic University (Grécia), a University Pompeu Fabra (Espanha), a Vidzeme University of Applied Sciences (Letónia) e a Catholic University of the Sacred Heart (Itália).

Do consórcio fazem também parte várias PMEs (Cerca Trova Ltd – Bulgária, ECQA GmbH – Áustria, Evolutionary Archetypes Consulting SL – Espanha, AgriWatch – Holanda, Agroop Lda – Portugal), um centro de investigação (Mediterranean Agronomic Institute of Chania – Grécia), uma cooperativa agrícola (Fédération Régionale des Cuma de l’Ouest – França) e uma companhia de cariz agrícola (Ktima Filippou-Schoinoplokakis – Grécia).

O projeto TERRATECH contou com um financiamento europeu, no âmbito do Erasmus+ Programme, no valor de 989.890 euros.