A curta-metragem Défilement, da realizadora Francisca Miranda, recém-licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), está nomeada nas categorias de melhor Curta-Metragem Documentário e melhor Cartaz da 10.ª edição dos prestigiados Prémios Sophia Estudante 2024, promovidos pela Academia Portuguesa de Cinema e destinados a estudantes de cinema e audiovisual de todo o país.

Em Défilement, obra que desenvolveu no âmbito do projeto final da licenciatura, a jovem realizadora transporta a audiência para as fotografias de maior folia do seu álbum de família: as fotografias dos dias de aniversário. É através das imagens que percorre a mesa cheia e revela os seus maiores desejos e frustrações e dos seus familiares mais próximos.

“Estou muito feliz com estas nomeações e por finalmente, partilhar o cartaz do filme, que integra a minha irmã , à volta da qual se desenrola a narrativa, e que sintetiza para mim, a Curta de uma forma muito especial.” refere Francisca Miranda, acrescentando que ‘‘sempre fui uma contadora de histórias, e esse meu lado acaba por recair de uma forma ou outra nos projetos que vou desenvolvendo’.

Lançada pela primeira vez em 2012, a iniciativa Sophia Estudante têm como objetivo incentivar e premiar futuros cineastas provenientes de estabelecimentos de ensino com cursos de cinema e audiovisual, dando-lhes a oportunidade de mostrarem os trabalhos desenvolvidos em contexto escolar.

A edição deste ano, que inclui a cerimónia de entrega dos Prémios Sophia Estudante 2024, vai decorrer entre os dias 22 e 25 de fevereiro, no Auditório Municipal de Albufeira.

Défilement está nomeado para a melhor Curta-Metragem Documentário e melhor Cartaz nos Prémios Sophia Estudante 2024. (clicar na imagem para ver cartaz completo)

Sobre Francisca Miranda

Natural de Guimarães, Francisca Daniela Silva Miranda licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP, em 2023.

A sua prática artística desenvolve-se a partir da apropriação, imagem-movimento e colagem, focando-se em provocar diálogo sobre assuntos da atualidade.

Desde 2022, trabalha com o arquivo familiar para criar diálogos intergeracionais, tendo desta exploração já resultado projetos como Domingos e Défilement.

Além das nomeações aos Prémios Sophia Estudante 2024, a mesma curta metragem foi distinguida, no passado mês de novembro, com uma Menção Honrosa na Seleção Ensaios do Festival Caminhos do Cinema Português. Conta ainda com nomeações às mais recentes edições do Porto Post Doc International Film Festival (na categoria “Cinema Novo”) e do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão (na categoria de ” Melhor Curta Documental”).