A startup ETHIACK, atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, é a única portuguesa selecionada para fazer parte do grupo de 17 empresas que vão participar no programa @Google for Startups Growth Academy: AI for Cybersecurity.

A startup da UPTEC foi selecionada por oferecer uma plataforma baseada em IA, para fazer testes de segurança ofensivos contínuos, que permitem identificar vulnerabilidades em tempo real, com 99% de precisão e que recomenda as medidas necessárias para as corrigir.

Este programa tem a duração de três meses e é destinado às startups mais promissoras que usam tecnologia de Inteligência Artificial para crescer e inovar de forma responsável na área da cibersegurança.

O programa pretende, ainda, dar às startups os conhecimentos necessários para escalarem o negócio, através de estratégias de internacionalização com recurso às ferramentas e produtos da Google. Os fundadores selecionados vão trabalhar com especialistas da Google e consultores externos, numa série de workshops sobre estratégia, vendas e parcerias.

Jorge Monteiro, CEO da ETHIACK, refere que “esta é uma oportunidade incrível para a nossa empresa acelerar o crescimento e aumentar o impacto da nossa solução de cibersegurança. É incrível sermos reconhecidos pela qualidade do nosso trabalho e pelo pioneirismo no uso da IA para ajudar empresas, organizações e pessoas a manterem-se seguras.”

Após os três meses do programa, as startups vão continuar a receber suporte de produto e orientação da Google para as ajudar a enfrentar os desafios do mercado global. O programa não envolve financiamento nem participação no capital das empresas.

No passado mês de novembro, a ETHIACK, cofundada por Jorge Monteiro e André Batista, docente e antigo estudante do Mestrado em Segurança Informática da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), já tinha conquistado o prémio de “startup mais promissora” (“The Most Promising Startup)” do programa «Road 2 Web Summit», inserido no âmbito da Web Summit 2023.