A Ethiack, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e cofundada por André Batista, docente e antigo estudante do Mestrado em Segurança Informática da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), conquistou o prémio de “startup mais promissora” (“The Most Promising Startup)” da edição deste ano do programa «Road 2 Web Summit».

Organizada pela Startup Portugal no âmbito da Web Summit 2023, esta competição deu a 115 startups portuguesasseis das quais incubadas na UPTEC – a oportunidade de apresentarem os respetivos negócios na edição deste ano da maior conferência do mundo em tecnologias e inovação.

“Se a economia portuguesa apostar nestas empresas tem todas as condições para crescer a um ritmo mais acelerado”, vincou António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal.

Ethiack é uma plataforma SaaS de cibersegurança que ajuda organizações a prevenir os ciberataques e otimizar custos e recursos, através de hacking ético autónomo.

A plataforma combina automação, hackers éticos e inteligência artificial para fornecer testes de segurança contínuos, instantâneos e com 99% de precisão, o que permite às equipas de segurança gerir a sua superfície de ataque externa e identificar e mitigar vulnerabilidades de forma rápida e eficiente.

A vitória no “Road 2 Web Summit” valeu à startup cofundada por André Batista (CTO da empresa) um prémio monetário de 15.000 euros, que será aplicado no crescimento do negócio.

Em 2022, a Ethiack já tinha conquistado a  1.ª edição do Prémio Inova+, destinado a projetos de excelência no domínio da Inteligência Artificial.