A equipa da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), constituída pelos estudantes Constança Araújo, Inês Moura, Inês de Castro e Vasco Silva, e acompanhada pela docente e Faculty Advisor Renata Blanc, conquistou o primeiro lugar na BI International Case Competition (BIICC), realizada entre os dias 14 e 16 de fevereiro, em Oslo, na Noruega.

Esta é uma competição anual que desafia estudantes universitários de todo o mundo a resolverem casos de estudo e a apresentarem soluções para problemas estratégicos de empresas reais.

Na edição deste ano, a empresa Statkraft, líder mundial de energias renováveis, desafiou os participantes de 12 universidades a delinearem, num espaço de 30 horas, uma estratégia de gestão de painéis solares em final de vida. As sugestões foram, posteriormente, apresentadas perante um júri, do qual fazia parte a Head of Sustainability da empresa.

O grupo de estudantes da FEP apresentou uma solução de reutilização e reciclagem dos painéis solares, assente em parcerias estratégicas com grandes grupos de residências estudantis em vários países da Europa. A proposta consistia na implementação de um método inovador que permite recuperar quase 100% do valor dos painéis.

“O que distinguiu a FEP foi sobretudo a forte qualidade da solução apresentada, a robustez da análise efetuada e também a solidez dos cálculos financeiros”, salienta a docente da FEP, Renata Blanc.

Para além da U.Porto, estiveram representadas na BI International Case Competition a Aarhus University (Dinamarca), a American University of Beirut (Líbano), a BI Norwegian Business School (Noruega), a HEC Montréal (Canadá), a IE University (Espanha), a Maastricht University – School of Business and Economics (Países Baixos), a Smith School of Business at Queen’s University (Canadá), a Team Universities of New Zealand (Nova Zelândia), a Texas A&M University (EUA), a Thammasat University (Tailândia) e a University of Navarra (Espanha).

“Estas competições são uma oportunidade única para os estudantes porem em prática, de forma integrada, os conhecimentos que adquirem na licenciatura. Aprendem a identificar problemas, pensar de forma estruturada e construir os argumentos que suportam as ideias que querem defender. Desenvolvem fortes competências de comunicação e aprendem a trabalhar em equipa em cenário de grande pressão. Tudo isto num contexto o mais aproximado possível da realidade: resolvendo casos reais que são avaliados por profissionais com forte experiência empresarial”, explica Renata Blanc.

A equipa vencedora faz parte do FEP International Case Team (FICT), um organismo estudantil da FEP que tem como principal atividade a resolução de casos de estudo, sob orientação das Faculty Advisors e professoras da FEP Renata Blanc e Catarina Roseira.