O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto dão início, no próximo mês de março, a um novo programa de parceria, intitulado “Olhares em Diálogo no Museu Nacional Soares dos Reis. Ciclo de Visitas Orientadas a Duas Vozes, MNSR-ICBAS”.

A iniciativa, numa primeira fase, é dirigida aos estudantes e profissionais do ICBAS. A ideia é proporcionar visitas temáticas que irão explorar as ligações entre a medicina, as ciências da vida e da saúde e a arte, colocando lado a lado as visões e perspetivas de gestores de coleção do Museu e de docentes do ICBAS.

Para o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, esta é uma proposta que “procura dar continuidade a um projeto iniciado em 2021, onde abrimos as portas ao Museu para a exposição de pintura ‘Ciclo da Vida’, mas também é o reafirmar da nossa visão para uma formação integrada e alargada dos nossos estudantes, onde a arte assume um papel fundamental, no seu desenvolvimento como profissionais e como pessoas”.

António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, nota por sua vez que esta iniciativa “vem reforçar a relação de parceria institucional com o ICBAS, no seguimento da atividade realizada em 2021/2022. No âmbito do programa ‘Outros Lugares’, a partir da alegoria Quatro Estações, o MNSR levou ao ICBAS uma série de quatro telas do século XVII, que estabelecia uma relação com as diferentes fases da vida do Ser Humano. Agora abrimos as portas do MNSR para receber toda a comunidade do ICBAS num ciclo de visitas que, por certo, possibilitará compreender como a arte e ciência, duas áreas de conhecimento muitas vezes tidas como distintas, podem ser aliadas e contribuir para uma melhor qualidade de vida”.

‘Fontes e Fontanários – a água e a cidade’, ‘O Homem, os Animais e o Ambiente – do trabalho, da companhia até à subsistência’, ‘Soares dos Reis e a Relação com a Anatomia Humana’, ‘Entre Viagens, Portugueses e Genes’ são os temas das visitas a realizar durante os meses de março e abril.