A arquiteta, curadora e investigadora Mariana Pestana, licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP),  foi selecionada como a nova curadora-chefe do Centro de Arquitetura do Museu de Arte Contemporânea – Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa.

Mariana Pestana foi escolhida para o cargo após concurso aberto em junho de 2023, tendo sido designada para exercer funções durante um período de quatro anos, com início a 1 de março de 2024.

Em comunicado, o Conselho de Administração do CCB destaca que o projeto apresentado por Mariana Pestana distinguiu-se “pela qualidade e inovação da proposta curatorial e de programação no campo da arquitetura”.

O mesmo organismo sublinha ainda que, fruto da sua experiência nacional e internacional, a arquiteta formada na FAUP “propôs uma abordagem de carácter arrojado que materializa a relação da arquitetura com outros campos do saber e das práticas artísticas, trazendo para o debate público diferentes temáticas da atualidade que, assim, concretizam a ideia de «chão comum» que tem vindo a ser trabalhada no CCB”.

Sobre Mariana Pestana

Mariana Pestana formou-se em Arquitetura na FAUP e concluiu o mestrado em Narrative Environments na Central Saint Martins, University of the Arts London, com bolsa da Calouste Gulbenkian Foundation, e o doutoramento em Architectural Design na Bartlett School of Architecture.

É Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico e investigadora no Interactive Technologies Institute na mesma instituição. Antes disso, já tinha lecionado em instituições como a Central Saint Martins e o Chelsea College of Arts, entre outras universidades no Reino Unido, na Holanda e em Portugal. É Coordenadora de Arte e Cultura do projeto europeu “Bauhaus of the Seas Sails”.

Através de programas culturais, exposições, instalações e publicações, explora o papel crítico e ficcional da arquitetura. Em 2010, foi uma das fundadoras do estúdio interdisciplinar The Decorators, e, mais recentemente,  foi curadora-geral da 5.ª Istanbul Design Biennial Empathy Revisited: designs for more than one.

É editora do livro com o mesmo título (Onomatopee, 2021) e de Fiction Practice (Onomatopee, 2020). Nos últimos anos, foi cocuradora das exposições Eco-Visionaries, (MAAT, Lisboa, Matadero, Madrid, e Royal Academy, Londres) e The Future Starts Here (V&A, 2018), tendo ainda exercido funções como curadora do Departmento de Arquitetura, Design e Digital do Victoria & Albert Museum, em Londres.

O trabalho autoral de Mariana Pestana foi exposto na Bienal de Arquitetura de Veneza (Pavilhão de Portugal de 2014 e Pavilhão do Reino Unido de 2020), na Stanley Picker Gallery, nos Jardins Efémeros, no Festival Walk & Talk e na Bienal Bi-City de Urbanismo e Arquitetura de Shenzhen.

O seu trabalho curatorial foi publicado no The Guardian, Financial Times e New York Times, bem como em órgãos especializados, tais como Frieze, Wallpaper, Icon ou Architects Journal.