A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), promove, nos dias 17 e 20 de fevereiro, a habitual celebração do Dia da FBAUP, iniciativa que assinala este ano os 244 anos da primeira Aula pública de Debuxo e Desenho e, com ela, o início do ensino artístico na cidade do Porto.

As celebrações arrancam no sábado, 17 de fevereiro, com um conjunto de atividades abertas a toda a população, no Jardim e na Aula Magna da faculdade. A partir das 10h00, será possível Desenhar no Jardim ou participar num Workshop de iniciação à gravura em linóleo com o artista David Lopes.

Já da parte da tarde (16h00), a Aula Magna da FBAUP recebe mais uma sessão do ciclo de Cinema de Bairro, com a exibição do filme La Jetée, de Chris Marker. O clássico La Jetée (1962), do realizador francês Chris Marker, será o filme exibido numa sessão em que público será desafiado a… Desenhar às escuras.

O ponto alto das comemorações está, contudo, marcado para a tarde de 20 de fevereiro, com a tradicional Sessão Solene do Dia da FBAUP. Com início marcado para as 17h00, na Aula Magna da FBAUP, a cerimónia abrirá com a intervenção da diretora da faculdade, Lúcia Almeida Matos.

Aberta a toda a comunidade académica, a cerimónia incluirá ainda a entrega dos Certificados de Mérito 2022/2023 – Licenciaturas e Mestrados; a nomeação dos doutorados 2022/2023; e a apresentação do novo Portal Comunicacional da FBAUP.

Para o final estão guardadas as intervenções da Presidente da Associação de Estudantes da FBAUP (AEFBAUP), Constança Viegas Martins, e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, que fará o discurso de encerramento.

A “festa” prolonga-se, depois, para o Pavilhão de Exposições da FBAUP, onde será inaugurada a exposição Temos histórias para contar.

Para mais informações, consultar o programa do Dia da FBAUP 2024.

A história da FBAUP

Com origens na Aula de Desenho e Debuxo, iniciada em 1780, a Faculdade de Belas Artes da U.Porto resulta de um conjunto de experiências formativas e artísticas que fazem dela um ator de referência na história da arte portuguesa dos últimos dois séculos.

Deste processo histórico destaca-se a criação, em 1836, da Academia Portuense de Belas Artes, que oferecia aulas nas áreas da Pintura, Escultura, Arquitetura e  Desenho. Ainda no século XIX, a Academia dá origem à Escola Portuense de Belas Artes. Em 1950, esta ascende a Escola Superior de Belas Artes (ESBAP), afirmando-se rapidamente como uma referência incontornável no ensino artístico em Portugal no século XX.

Em 1979, o curso de arquitetura ganha autonomia e dá origem à Faculdade de Arquitetura na Universidade do Porto. Em 1994, também a ESBAP passa a fazer parte da U.Porto e a designar-se por Faculdade de Belas Artes, mantendo-se em funcionamento no Palacete Braguinha, um antigo palacete do século XIX que acolhe o ensino das Belas Artes desde 1928.