Quatro anos depois de ter sido a primeira mulher a assumir a direção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Lúcia Almeida Matos foi reeleita, no passado dia 5 de dezembro, para um novo mandato como diretora da FBAUP, para o quadriénio 2022-2026.

Depois de ouvidos os três candidatos que se apresentaram ao ato eleitoral, o Conselho de Representantes da FBAUP atribuiu a totalidade dos votos (15) a Lúcia Almeida Matos. Eduardo Silvério de Aquino e Kenneth Feinstein não reuniram qualquer voto.

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da U.Porto (1978) e doutorada em Ciências da Arte pela FBAUP (2003), Lúcia Almeida Matos é docente de Belas Artes desde 1987, altura em que a escola tinha ainda como designação Escola Superior de Belas-Artes do Porto (viria a ser integrada como faculdade da U.Porto apenas em 1992). Diretora do Mestrado em Estudos de Arte desde 2006, foi ainda diretora do Doutoramento em Arte e Design e dirigiu durante vários anos o museu da faculdade e todo o seu programa de exposições.

Em paralelo com a docência e a direção do Museu da FBAUP, Lúcia Almeida Matos é autora de um importante trabalho de investigação – é membro integrado do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL) – nos domínios da documentação da produção, exposição e receção da arte contemporânea e no estudo da relação dos artistas da Escola do Porto com a cidade. Entre os vários projetos que coordenou inclui-se “Documentação de Arte Contemporânea”, financiado pela FCT.

De entre as suas publicações destacam-se os livros Escultura em Portugal no século XX (1910-1969), Henrique Pousão – Diário de um Estudante de Belas Artes e O Monumento da Boavista – escultura, arquitetura e espaço público. Tem ainda contribuído para a reflexão sobre a Universidade do Porto com textos integrados em publicações da U.Porto, nomeadamente “Um centro de Belas Artes para a Universidade, a Cidade e a Região” (2006) e “Há Avião para Londres: formação, prática artística e internacionalização – circa 1968” (2014).

No percurso da agora reeleita diretora da FBAUP destaca-se ainda a passagem pelos cargos de diretora do Museu Nacional Soares dos Reis e administradora executiva da Porto 2001, S.A., bem como a organização e curadoria de várias exposições baseadas em investigação.

A cerimónia de tomada de posse decorrerá no próximo dia 15 de dezembro, pelas 14h30, na Reitoria da U.Porto.