A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a promover um rastreio à clamídia e à gonorreia, duas infeções sexualmente transmissíveis bastante comuns na população jovem.

Esta ação decorre entre os dias 14 de fevereiro e 14 de março, às terças, quartas e quintas-feiras, nas instalações da FMUP. A participação é gratuita e totalmente anónima.

Os destinatários são jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos que já tenham iniciado a sua vida sexual. O teste é simples e não invasivo. Os participantes terão apenas preencher um questionário e fornecer uma amostra de urina.

O rastreio de infeções sexualmente transmissíveis já havia sido preconizado publicamente por investigadores da FMUP, que defendem a instituição de um “programa nacional” para deteção e controlo destas doenças.

A clamídia e a gonorreia são duas infeções frequentes causadas por bactérias e transmitidas nas relações sexuais, mas, na maioria dos casos, não dão sintomas. Em alguns casos, podem deixar sequelas graves, incluindo infertilidade. Quando são detetadas, ambas são facilmente curáveis com antibióticos. Por isso, perante um teste positivo, os jovens deverão ser tratados e seguidos por um médico

Outro motivo para fazer este rastreio é o facto de não ter quaisquer custos para os jovens. “O rastreio e diagnóstico ainda não são comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta é uma oportunidade única para fazer o rastreio de forma gratuita. Se os jovens cumprirem os critérios, devem vir fazer o rastreio e cuidar da sua saúde reprodutiva”, apela os profissionais.

Esta iniciativa está integrada num projeto em desenvolvimento na FMUP, contando com o apoio da Unilabs e da Roche. Os objetivos são determinar a prevalência da clamídia e da gonorreia, estudar a associação destas infeções sexualmente transmissíveis com a infertilidade e analisar uma possível associação com o desenvolvimento de tumores.

Intitulado Study of screening and genotyping of genital Chlamydia trachomatis in urine specimens from young adults in Portugal and its impact in infertility and tumorigenesis, o projeto é desenvolvido por Rafaela Rodrigues, estudante de doutoramento da FMUP.

Os jovens adultos que queiram fazer o rastreio ou saber mais informações devem dirigir-se ao piso 1 do Edifício Nascente do Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP), com entrada na Rua Dr. Plácido da Costa.

Mais informações através do email:[email protected].