A Universidade do Porto prepara-se para iniciar a edição 2023/2024 do Programa PairUP: Construindo Carreiras Juntos, uma iniciativa desenhada com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, promovendo ao mesmo tempo uma comunidade mais inclusiva e empática.

Dando sequência ao projeto Peer2Peer (ICF) implementado na Faculdade de Letras (FLUP) no ano letivo anterior, o PairUP expande-se este ano às faculdades de Belas Artes (FBAUP) e de Ciências (FCUP), procurando envolver estudantes dessas faculdades com e sem necessidades específicas (incapacidade/deficiência, diversidade funcional, neurodiversidade, estudantes internacionais, minorias, estudantes em situação de maior vulnerabilidade, entre outras).

Em 2022/2023, mais de 20 estudantes da U.Porto participaram ativamente no programa, beneficiando de sessões para o desenvolvimento de carreira, atividades de team building, entrevistas com recrutadores e interação direta com profissionais com diversidade funcional integrados no mercado de trabalho.

Este ano, o objetivo passa por repetir o sucesso, sensibilizando “um número alargado de entidades para a importância do mercado de trabalho inclusivo”. Para tal, os 28 estudantes selecionados terão a oportunidade de participar em várias sessões práticas na FBAUP, FCUP e FLUP, onde serão acompanhados por estudantes voluntários que assumirão a função de gestores de projeto. Pretende-se com isto proporcionar-lhes “uma experiência variada nas diferentes faculdades da U.Porto”, para além de “promover o trabalho em pares, tanto no âmbito do programa como na criação de laços de companheirismo e amizade”.

O programa arranca a 28 de fevereiro com sessões rotativas nas três faculdades parceiras.

Os estudantes da FBAUP, da FCUP e da FLUP que pretendam participar no programa deverão submeter a respetiva candidatura até 16 de fevereiro, através do formulário disponibilizado para o efeito.

Para mais informações sobre o PairUP, visitar o Portal Talento e Carreira da U.Porto, ou contactar o Núcleo de Talento e Carreira através do endereço de e-mail [email protected].

Esta edição do PairUP conta com o apoio do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos (PRR), designadamente através do Investimento RE-C06-i04 – Impulso Jovens STEAM.