O Núcleo de Talento e Carreira e o Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade do Porto participaram, entre os dias 25 e 27 de outubro, no VI Congreso Internacional Universidad y Discapacidad, um evento realizado na Universidade de Salamanca e onde tiveram oportunidade de apresentar o Peer2Peer, um programa direcionado para a promoção da empregabilidade inclusiva e o desenvolvimento de carreira dos estudantes da U.Porto.

Desenvolvido ao longo do último ano na Faculdade de Letras (FLUP), o Peer2Peer consiste num programa de empregabilidade inclusiva que, além de promover uma maior sensibilização para a temática da inclusão e diversidade, procura apoiar o desenvolvimento de competências de empregabilidade nos estudantes com e sem necessidades específicas.

O objetivo é que os participantes desenvolvam ferramentas para estabelecerem objetivos de vida e de carreira, ajudando-os a identificar recursos, dificuldades e estratégias que facilitem a entrada no mercado de trabalho.

Os resultados do projeto foram apresentados no Congreso Internacional Universidad y Discapacidad através de uma comunicação inserida no Grupo de Trabalho “Emprego, Empreendedorismo e Novas Oportunidades Profissionais”. No final do evento, foi reconhecida pela Fundación ONCE e pela Universidade de Salamanca como a melhor comunicação dentro do grupo de trabalho.

“Este reconhecimento representa uma conquista significativa para um projeto piloto e serve como um estímulo valioso para continuar a promover carreiras sustentáveis através do empoderamento e da inclusão”, destaca a equipa Núcleo de Talento e Carreira que esteve presente em Salamanca.

O Congreso Internacional Universidad y Discapacidad é um dos maiores eventos internacionais na área da educação inclusiva. (Foto: DR)

Considerado um dos maiores eventos internacionais no domínio da educação inclusiva, o Congreso Internacional Universidad y Discapacidad, promovido pela Fundación ONCE, procura abrir portas à reflexão, partilha e troca de ideias e experiências, ao conhecimento de boas práticas e a debate em torno de uma educação e empregabilidade inclusivas nas universidades.

A edição deste ano possibilitou ainda aprofundar de contactos entre as várias Instituições de Ensino Superior e entidades que promovem uma sociedade igualitária e com maior justiça social para todas/os.