Mais de 20 estudantes da Universidade do Porto participaram, nos últimos meses, na primeira edição do programa Peer2Peer, uma iniciativa da U.Porto direcionada para a promoção da empregabilidade inclusiva e o desenvolvimento de carreira dos participantes.

Inserido no âmbito do projeto “Skills for a Next Generation U.Porto,” cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, este programa promovido pelo Núcleo de Talento e Carreira e o Núcleo de Apoio à Inclusão da U.Porto – e adaptado do Peer2Peer original (Inclusive Community Forum) – decorreu de outubro de 2022 a junho de 2023. Estiveram envolvidos 21 estudantes nas respetivas atividades, cabendo a outros três (Camilla Queiroz, Pedro Oliveira e Victor Rocha) o papel de Gestores de Projeto, de modo a promover a ligação com a comunidade académica.

O autoconhecimento, a construção de currículo, técnicas de entrevista, networking e branding pessoal foram alguns dos tópicos que os participantes exploraram ao longo do programa, através de workshops, sessões em pares e do contacto direto com o tecido empresarial.

Pelo meio, participaram em atividades de team building e tiveram a oportunidade de conhecer, na primeira pessoa, experiências de profissionais com diversidade funcional que se integraram com sucesso no mercado de trabalho.

Em contacto com o “mundo real”

De modo a preparar os estudantes para um mercado de trabalho em constante transformação, o programa incluiu também a dinamização de simulações de entrevistas de seleção com recrutadores representantes de diversas entidades. Receber feedback direto de recrutadores experientes ajudou os participantes a compreenderem como melhor demonstrar as suas competências ao longo de uma entrevista.

Outro momento inovador do programa foi o Speed Recruitment, em que os estudantes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com o tecido empresarial através de entrevistas e visitas a várias empresas e organizações.

Deloitte, El Corte Inglés, Ascendi, Forvia, Teach for Portugal e Xperts Council foram as organizações que se associaram a uma tarde onde os jovens puderam interagir com representantes de entidades empregadoras interessadas em conhecerem os seus talentos e competências .

Durante o Speed Recruitment, os estudantes puderam assim obter uma visão valiosa do processo de recrutamento no mundo real, complementada com a vivência do ambiente profissional em primeira mão, através de um contacto direto com o mercado de trabalho e experiências práticas relevantes para a sua formação académica e profissional.