A equipa de Padel da Universidade do Porto foi a grande dominadora do Campeonato Nacional Universitário de Padel 2024, competição que reuniu em Lisboa, entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro, 115 atletas atletas de todo o país.

Na prova de Pares Femininos, a dupla formada por Maria Quevedo, estudante-atleta da Faculdade de Engenharia (FEUP), e Marta Gomes, da Faculdade de Medicina (FMUP), sagraram-se campeãs nacionais universitárias. A U.Porto subiu ainda ao terceiro lugar do pódio, com as estudantes-atletas Joana Ponte (FMUP) e Clara Leite (FEUP).

Em Pares Masculinos, Guilherme Caramalho e Cláudio Almeida, ambos estudantes-atletas da FEUP, enfrentaram numa final renhida diante da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). Um jogo cujo desfecho apenas ficou decidido no tie-break, com um resultado de 10-8 que valeu a medalha de ouro aos estudantes da U.Porto. A dupla composta por Miguel Râmoa, estudante da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), e Tomás Mendes (FEUP) trouxe para a Universidade a medalha de bronze.

Já na competição de Pares Mistos, a final foi novamente disputada entre duas duplas da U.Porto. Afonso Antunes (FEUP) e Maria Quevedo (FEUP) são os novos Campeões Nacionais Universitários, enquanto que Marta Gomes (FMUP) e Miguel Râmoa (FCUP) conquistaram o título de vice-campeões nacionais universitários.

Constituída por 12 estudantes-atletas, a delegação da Universidade do Porto fez assim o pleno de vitórias, conquistando os três títulos em disputa no CNU de Padel 2024.

Recorde-se que, na edição anterior, a equipa da U.Porto já tinha conquistado os títulos de campeã nacional universitária em Pares Masculinos e Pares Mistos, e de vice-campeã em Pares Femininos.