Criar um banco de equipamentos informáticos para servir a comunidade mais carenciada é a ideia vencedora do Concurso “Mais Ideias Sustentáveis” 2023, promovido pelo Comissariado para a Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP).

A sugestão de Miguel Ferraz, professor no Departamento de Engenharia Civil da FEUP, passa por recolher equipamentos informáticos que não estejam a ser utilizados por docentes e investigadores, recondicioná-los e cedê-los a estudantes mais carenciados.

A ideia partiu de um pedido de apoio por parte de um estudante em situação de carência económica que necessitava de adquirir um computador para auxiliar nos estudos. Consciente da existência de vários equipamentos que, “apesar de funcionais ou com pequenas anomalias, já não são utilizados por não se adequarem às necessidades e se encontram arrumados nos nossos gabinetes”, o docente viu aqui uma oportunidade de alterar perspetivas e procedimentos.

“Recondicionando os equipamentos doados que ainda apresentem algum potencial, mesmo que seja necessário um pequeno investimento na troca ou reparação de pequenas anomalias, pretende-se diminuir o desperdício e, ao mesmo tempo, contribuir para o bem-estar e sucesso académico dos nossos estudantes”, afirma Miguel Ferraz.

Para colocar o projeto em prática na comunidade FEUP, o docente enumera os passos a ter em conta: “Após solicitação da dádiva de equipamentos não utilizados, deve ser encontrado um armazenamento temporário para albergar os mesmos, disponibilizar verbas para a compra de componentes, bem como pessoal especializado para a reparação de hardware e software”.

Só depois de reunidas estas condições é que os equipamentos serão entregues a membros da comunidade com necessidades económicas e posteriormente devolvidos “em bom estado” no final do período de empréstimo.

“A minha forte ligação à natureza, cultivada desde sempre, faz com que me sinta particularmente satisfeito e orgulhoso, como cidadão e como docente, por receber um prémio de sustentabilidade atribuído por uma instituição de referência como a FEUP. Acredito que este prémio, mais do que uma conquista individual, celebra a importância de ser um exemplo para a comunidade”, acrescenta o docente da FEUP.

Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado de Sustentabilidade da FEUP, realça a importância deste concurso anual na mudança de perceções. “Quer pela dimensão da nossa comunidade, quer pelo papel preponderante que tem no desenvolvimento da região e do país, a implementação destas ideias oferece uma maior garantia de que os resultados se repliquem e disseminem, aumentando o seu impacto. Nesta matéria, todos temos um papel para desempenhar e um exemplo para dar”, nota a colaboradora.

A entrega do prémio decorreu no passado dia 19 de janeiro, durante a cerimónia comemorativa do Dia da FEUP 2024.