Encontram-se abertas, até 6 de março de 2024 as candidaturas, à 11.ª edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, destinado aos estudantes da instituição que mais se destacaram, no último ano, ao nível da participação em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa.

À semelhança das edições anteriores, o Prémio de Cidadania Ativa 2024 vai distinguir estudantes que se diferenciem positivamente no campo da cidadania, distinguindo os melhores projetos e ações desenvolvidos no ano letivo 2022/2023, em cinco vertentes diferentes: Humanitária/Solidária; Empreendedorismo; Pedagógica; Desporto, Saúde e Bem-estar; e Defesa do Ambiente.

Os/As estudantes premiados/as em cada uma das categorias receberão um diploma comprovativo da atribuição do prémio, a menção do mesmo no suplemento ao diploma académico e um prémio pecuniário no valor de mil euros.

O prémio será entregue na sessão solene do Dia da Universidade (22 de março), ou, caso o estado da pandemia não o permita, noutra ocasião a definir.

Maria Inês, Emília Lopes Pinho, Victória Valle e Duarte Barros foram os vencedores da edição 2023 do Prémio Cidadania Ativa. (Foto: DR)

Como fazer a candidatura?

As candidaturas ao Prémio de Cidadania Ativa devem ser apresentadas, até 29 de fevereiro, por um membro da comunidade académica (estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários não docentes) que não o próprio nomeado. São elegíveis estudantes de todos os ciclos de estudos da U.Porto ou antigos/as estudantes que tenham frequentado a Universidade no ano letivo 2022/2023.

Os interessados devem preencher o respetivo formulário de candidatura – com a identificação do candidato, categoria a que concorre e fundamentação detalhada da proposta de candidatura – e enviá-lo para o e-mail [email protected].

As candidaturas serão depois analisadas com base na relevância, importância e sustentabilidade do projeto e/ou ações desenvolvidas por cada um/a dos/as estudantes nomeados/as.

Para mais informações, consultar o regulamento e demais informações disponibilizadas na página do Prémio.