Vai decorrer, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), a primeira edição da conferência internacional “Faro Convention – ‘Transforming through co-creation: participatory heritage practices tackling urban challenges, organizada pelas Cátedras UNESCO ‘Heritage and the Reshaping of Urban Conservation for Sustainability’, tutelada por Ana Pereira Roders e sediada na TUDelft – Universidade de Tecnologia de Delft (Países Baixos), e ‘Heritage, Cities and Landscapes. Sustainable Management, Conservation, Planning and Design’, tutelada por Teresa Cunha Ferreira e sediada na FAUP.

A “Faro Convention” constitui uma oportunidade única para os profissionais da área do património cultural partilharem conhecimentos e experiências, bem como para discutirem os desafios e oportunidades que se colocam à gestão patrimonial no contexto atual, com o foco na educação, investigação e prática.

O elenco de keynote speakers / oradores convidados do evento conta com Ana Pereira Roders, da TU Delft – Delft University of Technology, que abordará as ferramentas/ações inovadoras de participação em projetos e programas educativos em estudos do património, inserido no subtema “Co-criação em Educação/Formação”.

Gonçalo Canto Moniz, da Universidade de Coimbra, partilhará as tendências de investigação recentes, desafios e oportunidades de abordagens de cocriação na gestão de paisagens urbanas históricas, no contexto da “Investigação sobre co-criação em práticas patrimoniais urbanas”.

Já Susan Fayad, World Heritage and Regional Development Lead City of Ballarat, Australia, falará sobre casos de cocriação, privada e pública, de pequena a grande escala, em torno da gestão do património, arquitetura, planeamento urbano e governação, integrada no subtema “Co-criação em Práticas Patrimoniais”.

Sobre a Faro Convention

Assinada em 2005 em Portugal e ratificada por mais de vinte países, a Convenção-Quadro sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade (Convenção de Faro) do Conselho da Europa enfatiza o valor e o potencial do património para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida de uma sociedade em constante mutação e crescentes desafios.

Mais informações e o programa completo da conferência estão disponíveis em www.fcic24.com.