A investigadora Ana Paula Pêgo, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi nomeada «Fellow of Biomaterials Science and Engineering (FBSE)» pela União Internacional das Sociedades de Ciência e Engenharia de Biomateriais (IUSBSE). Trata-se da mais alta distinção concedida a cientistas desta área e representa o reconhecimento do trabalho de investigação que tem desenvolvido nas últimas décadas. A investigadora portuguesa junta-se assim ao grupo restrito de cientistas de biomateriais mais respeitados a nível mundial.

A investigadora tomará posse como Fellow na cerimónia de abertura do Congresso Mundial de Biomateriais (WBC2024), que se realiza em Daegu, Coreia do Sul, de 26 a 31 de maio de 2024, onde será uma das oradoras convidadas. Como Fellow, Ana Paula Pêgo passará também a integrar o International College of Fellows.

Para Ana Paula Pêgo, esta nomeação representa o «reconhecimento pela comunidade dos Biomateriais do trabalho que eu e a minha equipa temos feito, contribuindo fundamentalmente para a exploração de biomateriais na área das neurociências e, em particular, na área da nanomedicina e da regeneração de tecidos”.

A investigadora acrescenta ainda que esta distinção valoriza todo o trabalho que desenvolveu para a comunidade dos biomateriais, principalmente nos anos em que pertenceu aos órgãos da Sociedade Europeia dos Biomateriais.

“É com muito orgulho que me junto a uma lista de muitos colegas que admiro e me têm servido com fonte de inspiração!”, sublinha.

Sobre Ana Paula Pêgo

Ana Paula Pêgo tem desenvolvido trabalho pioneiro na área dos biomateriais à escala nanométrica associados à regeneração e reparação de tecidos, com particular enfoque na área da regeneração nervosa. Um trabalho que lhe valeu a conquista de vários prémios nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Santa Casa Neurociências / Prémio Melo e Castro (2015) e o Prémio Albino Aroso (2016).

Desde 2015 faz parte do Council da Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB), tendo sido Presidente da mesma entre 2021 e 2023. Atualmente é Presidente ex officio da ESB. Integra o Board of Reviewing Editors (Conselho de Editores de Revisão) da revista norte-americana Science, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo, como Embaixadora da revista na área dos biomateriais, engenharia de tecidos e entrega de fármacos. É também Editora Associada da revista Biomaterials (uma das principais revistas na área dos Biomateriais).

Atualmente, faz parte de duas Redes Europeias de Formação Inovadora Marie Curie (ITN), financiadas pela União Europeia, lidera um projeto financiado pelo Air Force Office of Scientific Research (EUA) e participa num segundo projeto recentemente aprovado pela mesma entidade.

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Ana Paula Pêgo fez o doutoramento na Universidade de Twente, na Holanda, numa área em que ainda trabalha – química de polímeros e biomateriais -, desenvolvendo um projeto para preparar tubos guia para promover a regeneração de lesões do sistema nervoso periférico. Concluído o doutoramento, seguiu-se uma curta passagem pelo Brain Institute, em Amesterdão, onde iniciou o pós-doc e começou a fazer investigação na área da terapia génica para tratamento de lesões neuronais.

A investigadora ingressou no INEB em 2003 e, em 2013, passou a líder do grupo «NanoBiomaterials for Targeted Therapies», agora integrado no i3S. É ainda membro da direção do i3S, sendo responsável pela área da Estratégia e Criação de Valor, bem como Professora Associada do Instituto de Ciência Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).