A investigadora Ana Paula Pêgo, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi convidada para integrar o Board of Reviewing Editors (Conselho de Editores de Revisão) da revista norte-americana Science, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo. A investigadora será Embaixadora da revista na área dos biomateriais, engenharia de tecidos e entrega de fármacos, durante os próximos dois anos.

Para a investigadora, este convite representa um “reconhecimento” entre os melhores: “É uma honra muito grande porque, para mim, a Science é a melhor revista científica. Fazer parte desta equipa significa que estão a dar valor à minha investigação e a uma área que me diz muito, a área dos biomateriais», sublinha Ana Paula Pêgo.

“Portugal tem uma tradição já reconhecida a nível internacional nesta área e este convite reforça esse prestígio”, adianta a investigadora do i3S. Além disso, diz, “integrar o Conselho Científico da Science permite-me contribuir para destacar descobertas importantes no campo dos biomateriais e reforçar a engenharia regenerativa como uma nova área de investigação a nível mundial”.

Para além da investigadora Ana Paula Pêgo foi também convidado para integrar o Conselho de Editores de Revisão da Science o imunologista Henrique Veiga-Fernandes, da Fundação Champalimaud. Pela primeira vez, há dois cientistas portugueses a aconselhar uma das mais prestigiadas revistas científicas.

Sobre Ana Paula Pêgo

A investigadora Ana Paula Pêgo tem desenvolvido trabalho pioneiro na área dos biomateriais à escala nanométrica associados à regeneração e reparação de tecidos, tendo conquistado vários prémios e projetos nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Santa Casa Neurociências / Prémio Melo e Castro (2015) e o Prémio Albino Aroso (2016).

Atualmente, faz parte de quatro Redes Europeias de Formação Inovadora Marie Curie (ITN), financiadas pela União Europeia, e lidera um projeto financiado pelo Air Force Office of Scientific Research (EUA). Integra também o Editorial Board da revista «Biomaterials» (revista n.º 1 na área) e é membro eleita da Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB), da qual é Secretária.

Ana Paula Pêgo (Foto: i3S)

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Ana Paula Pêgo fez o doutoramento na Universidade de Twente, na Holanda, numa área em que ainda trabalha – química de polímeros e biomateriais, desenvolvendo um projeto para preparar tubos guia para promover a regeneração de lesões do sistema nervoso periférico.

Concluído o doutoramento, seguiu-se uma curta passagem pelo Brain Institute, em Amesterdão, onde iniciou o pós-doc e começou a fazer investigação na área da terapia génica para tratamento de lesões medulares.

A investigadora ingressou no INEB em 2003 e, em 2013, passou a líder do grupo «NanoBiomaterials for Targeted Therapies», agora integrado no i3S. É ainda membro da direção do i3S, onde lidera o pelouro de Estratégia & Criação de Valor, bem como Professora Associada do Instituto de Ciência Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).