A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) celebrou, no passado dia 18 de janeiro, o seu 103.º aniversário, homenageando os colaboradores e estudantes que mais se distinguiram ao longo do ano de 2023.

Dedicado ao tema da tema “Saúde Digital”, o Dia da FFUP 2024 trouxe a palco os novos desafios que se apresentam para a saúde e, em particular, para as Ciências Farmacêuticas.

Elísio Costa, docente da “casa” e Coordenador do Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto – Porto4Ageing – cuja atividade se centra na área do envelhecimento, da saúde digital, da inovação e do empreendedorismo, foi o colaborador convidado da sessão.

A intervenção de destaque ficou a cargo de Pedro Maurício, Alumnus FFUP. O presente da Saúde Digital, a forma de como esta está a transformar e amoldar o mundo, e a área da Saúde em particular, além dos desafios que se colocam aos profissionais da saúde, foram os pontos evidenciados pelo antigo estudante da FFUP num discurso intitulado “O futuro começou ontem”.

No decorrer da cerimónia houve também espaço para homenagear colaboradores, novos doutorados, e distinguir estudantes pela sua excelência académica, bem como pela sua dedicação no apoio a outros estudantes.

Os momentos musicais que intercalaram a sessão foram conduzidos por estudantes da casa, numa clara aposta da FFUP em promover o espírito criativo e incentivar um processo de formação global.

A Sessão Comemorativa dos 103 anos da FFUP contou ainda com as intervenções de abertura do Diretor da faculdade, Domingos Ferreira, e de Rita Patatas, presidente da AEFFUP. Encerrou a sessão José Manuel Castro Lopes, Vice-Reitor da Universidade do Porto para a Formação, Organização Académica, Saúde e Bem Estar.