Jacopo Gennari Feslikenian e Giacomo Gallo, antigos estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), lideraram a equipa internacional – com as arquitetas Nancy Molka, Agnese Marcigliano, Ishaani Shah, Xinyi Xiang – que foi galardoada com o primeiro prémio no concurso internacional EUROPAN17 para Piteå, cidade localizada no norte da Suécia.

O projeto “Solander Ring. A vision for a social, connected, and climate-resilient Piteå foi destacado pelo júri internacional pela “boa compreensão do local”, no qual “os espaços urbanos cuidadosamente propostos reúnem-se em torno de dois pontos estrategicamente importantes: os projetos em torno da estação e a colocação de uma ponte em forma de anel.” O júri sublinha ainda que “o parque da zona sul da estação aponta para uma abordagem interessante que deve ser estudada mais a fundo em sua totalidade, podendo servir como um ponto de partida dependendo do desenvolvimento industrial.”

Para os autores do projeto, “Solander ring” propõe uma estratégia urbana e ecológica para Piteå e constitui uma oportunidade para repensar o futuro desenvolvimento da cidade sueca no sentido de um ambiente urbano conectado, vibrante e sustentável.

“Ao celebrar a figura progressista de Solander, o objetivo é implementar uma estratégia inovadora que faça a ponte entre o passado e o futuro de Piteå”, conta a equipa. “O  anel coincide com os vestígios da antiga ilha de Piteå que abraça o centro histórico definido por uma morfologia de grelha ortogonal. Esta estrutura linear está centrada na mobilidade suave, na adaptação ao clima e na biodiversidade. Os parques, jardins e desenvolvimentos urbanos existentes e os novos estão ligados ao anel, transformando-o num ecossistema urbano contínuo que promove uma simbiose harmoniosa entre o homem e a natureza”.

A equipa vencedora vai realizar uma oficina com o Município, com a opção de futuro trabalho tendo em vista a implementação da proposta. Durante 2024, vai ser publicado um catálogo e apresentação uma exposição no Inter-Sessions Forum com todas as propostas vencedoras.

O Concurso EUROPAN17 foi dedicado ao tema “Living Cities 2 – Reimagining Architecture by Caring for Inhabited Milieus” e previa para a localidade de Piteå a expansão do centro da cidade a oeste, até à estação de caminho de ferro, com a criação de uma área atrativa e integrada que conjugasse habitação, comércio e serviços. Dirigido a equipas multidisciplinares de arquitetura com menos de 40 anos, esta edição do concurso incluía 51 locais  em 12 países europeus e contou com mais de 800 projetos concorrentes.

Jacopo Gennari Feslikenian, é um arquiteto, urbanista e fotógrafo baseado entre a Holanda e Portugal desenvolveu a sua trajetória profissional na área do Urbanismo e Arquitetura paisagista. Jacopo è diretor do atelier de paisagismo Openfabric com sede em Roterdão e Milão. É também fundador da BLU.works, atelier de Urbanismo e Paisagismo que desenvolve projetos e pesquisas de escalas múltiplas em condições climáticas extremas. Desenvolve projetos ligados à fotografia através do atelier JGF.works do qual é fundador. Jacopo é também envolvido no mundo académico, atualmente como professor convidado na Amsterdam Academy of Architecture e na Rotterdam Academy of Architecture e tendo orientado teses de mestrado no Politécnico de Milão.

Giacomo Gallo (1988) é um arquiteto e urbanista, fundador da NEW ENVIRONMENTS. Trabalha desde Amsterdam em projetos urbanos internacionais, relacionando diferentes disciplinas e escalas. É professor convidado de desenho urbano em várias instituições de ensino superior, como as Academias de Arquitetura de Amsterdão e Roterdão. Giacomo ganhou experiência como project leader na KCAP em Roterdão, MUST em Amsterdão, e fundou a start-up de projetos urbanos temporários CITY.MAKING no Porto. O seu projeto de licenciatura na FAUP foi distinguido no Archiprix Portugal.