A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai comemorar, no próximo dia 19 de janeiro, mais uma edição do Dia da FEUP, o evento anual em que se pretende reconhecer e valorizar o sucesso dos membros da comunidade que mais se destacaram, bem como as empresas com relações mais ativas com a instituição no último ano.

O destaque da sessão vai para a intervenção de Carlos Ribas, atual representante da Bosch em Portugal, função que acumula com a administração da Bosch Car Multimedia em Braga. Na multinacional alemã desde 2003, tem como prioridades estratégicas passar pela permanente aposta na inovação e no desenvolvimento de produtos tecnológicos e pelo crescimento sustentado das atividades da Bosch em Portugal nas suas três unidades de produção.

Com início marcado para as 17h00, a cerimónia do Dia da FEUP 2024 abrirá com as alocuções do Diretor da faculdade, Rui Calçada, bem como de representantes dos funcionários e estudantes da instituição.

Segue-se um momento para reconhecer as parcerias empresariais do programa FEUP PRIME e ainda as novas organizações estudantis da instituição, como é o caso da Formula Student FEUP, da Porto Space Team e da Moto Student.

Premiar o “ADN FEUP”

Além da habitual homenagem a todos os aposentados e jubilados no ano de 2023, a edição deste ano vai distinguir Benedita Martins, CEO da Conduril, com o prémio de reconhecimento “Engenharia Distinta no Feminino”. Este galardão, atribuído bianualmente pela FEUP desde 2022, destina-se a diplomadas da faculdade que se tenham notabilizado pelo seu contributo e relevância em diferentes áreas de atuação.

A alumna de Engenharia Civil da FEUP, com especialização em Geotecnia, é atualmente vogal do Conselho de Administração da Associação Empresarial de Portugal, tendo-se destacado pela sua capacidade empreendedora e de liderança de administração e gestão de várias empresas portuguesas ligadas à Engenharia Civil.

Benedita Martins é a vencedora do prémio de reconhecimento “Engenharia Distinta no Feminino”. (Foto: DR)

Outra componente do seu percurso profissional passa pela responsabilidade social, espelhada na fundação da CONDURIL Academy, um centro de formação profissional de Construção Civil e Obras Públicas que trabalha em permanente colaboração com os Ministérios da Educação de Angola e Moçambique. O projeto de Benedita Martins foi merecedor de uma menção honrosa atribuída pela UNESCO, em reconhecimento do trabalho realizado na Alfabetização, em 2015 e 2019.

Entre as várias distinções previstas destacam-se ainda os prémios de Excelência Pedagógica e de Excelência Científica a serem entregues, respetivamente, a Jaime Villate, professor associado do Departamento de Engenharia Física, e a Francisco Xavier Malcata, professor Catedrático do Departamento de Engenharia Química.

Prémios de Excelência Pedagógica e de Excelência Científica vão ser entregues aos docentes Jaime Villate e Francisco Xavier Malcata, respetivamente, durante as celebrações do Dia da FEUP 2024. (Foto: DR)

Francisco Xavier Malcata pertence aos 0.5% de topo dos cientistas mais influentes a nível mundial – de entre os 7 milhões de cientistas que à data publicaram pelo menos cinco artigos em revistas arbitradas, de acordo com a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, elaborada por investigadores da Universidade de Stanford (EUA).

Para além de autor de Enzyme Reactor Engineering (Wiley), publicou cerca de 500 artigos que receberam mais de 20000 citações no seu total, correspondentes a um índice-h de 70. Membro do IFT desde 1991, o investigador recebeu anteriormente deste Instituto o Samuel Cate Prescott Award for Outstanding Young Scientist (2008) e o William V. Cruess Award for Excellence in Teaching (2014) – tendo sido eleito para Fellow em 2011.

Já Jaime Villate é docente na FEUP desde 1992 nas áreas de física e equações diferenciais e investigador de ciência computacional, tendo obtido já recebido o prémio de excelência pedagógica atribuído pela FEUP em 2018. Foi membro da Colaboração ATLAS do CERN desde 2001 até 2009 e ainda o primeiro presidente e sócio fundador da Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL).

O Dia da FEUP realiza-se anualmente e pretende fortalecer o ADN da Faculdade de Engenharia, reconhecendo os seus membros e reforçando o espírito da comunidade académica.

A Faculdade de Engenharia é herdeira de um legado de 187 anos com um papel institucional fundamental no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela continuada excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos com que vem contribuindo para o progresso industrial e para a qualidade de vida das populações.

Para mais informações, consultar a página do Dia da FEUP 2024.