Gerar um rocket (foguete) híbrido-propulsor ou até a próxima geração de pioneiros espaciais. São as grandes missões da Porto Space Team, a nova equipa de estudantes sediada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e que conta com o apoio do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Composta por 80 estudantes das áreas de Engenharia Mecânica, Informática, Gestão Industrial, Eletrotécnica, Química e Civil, a Porto Space Team pretende desenvolver projetos estudantis na área aerospacial, alavancado o interesse por esta área na região do Porto.

“Queremos produzir investigação significativa, enquanto ensinamos os aspirantes a engenheiros a tornarem-se ainda melhores profissionais”, desvenda Ricardo Fitas, um dos fundadores do projeto Tarvos e que acaba de concluir o Mestrado em Engenharia Mecânica da FEUP.

Atualmente, a equipa concentra todos os seus esforços no projeto Invictus, que pretende criar um rocket híbrido-propulsor para apresentação no European Rocketry Challenge (EuRoC) 2023, uma competição internacional de lançamento de foguetes de universidades europeias, promovida pela Agência Espacial Portuguesa.

“Com um apogeu de 3000 metros, pretende-se que o rocket aterre em segurança no solo com a ajuda de um sistema de recuperação de paraquedas. Isto fará de nós a primeira equipa portuguesa no EuRoC a competir na categoria H3 (sistema de propulsão híbrido)”, avança Ricardo Fitas.

A sua experiência com o projeto Tarvos, especialmente no setor da gestão de projetos relacionados com o Espaço, “ajudou na aceleração e na eficiência da proposta final”.

Entusiasmado por agarrar o “desafio de criar algo realmente inovador”, o alumnus da FEUP clarifica ainda a distribuição de trabalho da equipa, composta por 21 departamentos nas áreas de Engineering, Business, Management, Quality, Safety and Sustainability.

A próxima competição EuRoC está prevista para 2023, em data ainda a anunciar.