O que sabe sobre a cultura romena? Que músicas ou compositores conhece? Será esta a área a explorar, no próximo dia 13 de janeiro, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto. Não exclusivamente, mas o foco da noite serão, precisamente, os compositores romenos do século XX. O espetáculo tem início marcado para as 21h30 e é aberto a toda a comunidade.

Neste Dia da Cultura Romena, caberá a Constantin Sandu e Ceciliu Ovidiu Isfan o comando do leme desta viagem pela música originaria da Roménia.

Stan Golestan, George Enescu, Dan Dediu, Constantin C. Nottara são os compositores que iremos ouvir esta noite. Embora se tenha radicado em Paris, onde morreu em 1956, Golestan denuncia, no seu trabalho, uma forte influência da música tradicional romena. Representando uma verdadeira referência da música europeia, Enescu também incorporou a tradição romena nas suas obras. De Nottara iremos ouvir uma Siciliana dedicada, precisamente, a Enescu. Já Dediu é um compositor ainda ativo cuja obra será revelada pelas mãos de um dos dois mestres romenos radicados em Portugal.

O programa…

O que vamos ouvir nesta noite dedicada à cultura romena? Do programa consta J. S. Bach – Sarabanda e Giga da Partita n.º 2 BWV 1004 (viola); G. Enescu – Pavana da Suite op. 10 (piano); D. Dediu – Circoteca (piano); C. Nottara – Siciliana (viola e piano); S. Golestan – Arioso e Allegro de Concerto para viola e piano e de R. Schumann – Märchenbilder para piano e viola.

… e os seus interpretes

Constantin Sandu nutriu a sua formação em piano com mestres romenos como Sonia Ratescu, Constantin Nitu e, posteriormente, Constantin Ionescu-Vovu no Conservatório Superior de Musica “C. Porumbescu” de Bucareste. Absorveu, ainda, outras influências como Sequeira Costa, Dimitri Bashkirov, Helena Sá e Costa e Tânia Achot.

Doutorou-se em música na Universidade Nacional de Música de Bucareste, em 2006, com a tese “A música portuguesa para piano”. Concertista de excelência, é coordenador da área de piano do Departamento de Música da ESMAE (Politécnico do Porto).

Ceciliu Ovidiu Isfan, nasceu em Deva, Roménia, onde começou os seus estudos de violino com apenas 6 anos de idade. Em Bucareste, frequenta o Conservatório, estuda viola de arco e desloca-se anualmente a Itália, a fim de participar nos «Corsi Estivi di Perfezionamento Orchestrale Fedella Febarolli». No seu país natal, ganha consecutivamente o 1.º prémio nacional de viola de arco desde 1983 a 1988. Com o seu quarteto Quod Libet ganha vários primeiros prémios, não só na Roménia como em outros países europeus.

Ceciliu Isfan especializou-se em música de câmara tendo tocado em vários quartetos na Roménia, França, Itália, Alemanha, Holanda, entre outros. Atualmente, integra a Orquestra Sinfónica Portuguesa como coordenador de naipe adjunto. Dá aulas de violino, viola de arco, música de câmara e orquestra na Escola Alemã de Lisboa (desde 1994) e no Conservatório Regional de Artes do Montijo (desde 2011).

Este concerto é uma iniciativa da Embaixada da Roménia em Portugal e do Instituto Cultural Romeno, com o apoio da Casa Comum da U.Porto.

A entrada é livre, ainda que sujeita à lotação do espaço.