A Plantz, uma spin-off da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) especializada em refeições 100% à base de plantas, foi uma das grandes vencedoras da 6.ª edição do concurso From Start-to-Table. Trata-se de um programa de aceleração para startups centrado em soluções de tecnologia alimentar (foodtech), promovido pela Startup Lisboa e pela Unicorn Factory Lisboa.

A empresa criada por estudantes do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) da FEUP, atualmente incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), recebeu um prémio de 10 mil euros e, a par da Blend, plataforma de formação para hotelaria e restauração igualmente vencedora, terá acesso direto a incubação na Startup Lisboa durante seis meses.

“Foram dois meses intensos no programa de aceleração, principalmente focados em formatar a nossa oferta B2B, que visa promover e facilitar a oferta de alimentos de base vegetal em restaurantes”, avança Jorge Boabaid, CEO da Plantz e alumnus da FEUP.

Na categoria de “Novos Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”, a Plantz destacou-se pelas suas refeições inovadoras, ultracongeladas e totalmente à base de plantas.

“Com este prémio, vamos fazer alguns investimentos de forma a aumentar a nossa capacidade de produção alimentar”, refere o antigo estudante da Faculdade de Engenharia.

O júri, composto por líderes do setor, avaliou os participantes com base na inovação do modelo de negócio, qualidade da equipa, capacidade de implementação e potencial de escalabilidade, seguindo os princípios orientadores de sustentabilidade da edição.

Durante sete semanas, as empresas trabalharam na validação do produto no mercado português, beneficiando de mais de 110 horas de mentoria e interação com gestores e representantes do ecossistema alimentar e de restauração.

A sexta edição do From Start-to-Table contou com participantes de 17 nacionalidades, destacando-se pela internacionalização, com 59% de fundadores estrangeiros. Dos projetos apresentados, 76% já têm clientes e 48% conseguiram angariar investimento.

Criado pela Startup Lisboa, em 2018, e apoiado pelo Turismo de Portugal, este programa de cariz internacional já acelerou 135 startups que, desde a sua participação, receberam mais de 17 milhões de euros em investimento.