No dia 8 de janeiro de 2024, segunda-feira, pelas 18h00, o NEFUP- Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto regressa ao edifício histórico da Reitoria da U.Porto, mais especificamente à Casa Comum, para, à semelhança de anos anteriores, cantar as Janeiras. Esta é, também, uma ocasião ideal para trazer para o quotidiano do centro da cidade do Porto uma tradição antiga, que o NEFUP renova, a cada ano.

Durante a quadra festiva do Natal e do Ano Novo, os cantares de Boas Festas, Janeiras e Reis constituem das mais conhecidas e revisitadas tradições do país. Cantam-se, de porta em porta, as Boas Festas (antes e durante o Natal), as Janeiras (durante o primeiro mês do ano) e os Reis (de 5 para 6 de janeiro). Fazem-se alusões aos donos da casa e, em alguns casos, apresentam-se autos teatrais populares, que podem incluir danças, textos dramáticos e cantares.

Nesta apresentação na Casa Comum, o NEFUP irá apresentar as “Janeiras do Capitão Chamiço”, recolhidas no Concelho de Gondomar (pelo já extinto Grupo Etnográfico de Gondomar), às quais irá juntar cantares tradicionais recolhidos noutras regiões do país.

A entrada livre, até ao limite da lotação do espaço.