A investigadora Sofia Almeida Santos, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi nomeada representante nacional do Ministério da Educação na Rede EPAN – Experts Policy Advisers Network do Conselho da Europa para as áreas da educação para a cidadania, educação democrática e direitos humanos.

Criada em 2018, a Education Policy Advisors Network (EPAN) tem como missão apoiar as autoridades educativas dos Estados membros do Conselho da Europa na promoção da democracia e dos direitos humanos na educação, através da utilização do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática (RFCDC).

A rede reúne representantes das autoridades públicas responsáveis pela promoção da cultura democrática na política e na prática da educação, nomeados pelos governos dos estados signatários da Convenção Cultural Europeia. Funciona sob os auspícios do Comité Diretor do Conselho da Europa para a Educação (CDEDU).

A participação de Sofia Almeida Santos  ocorre numa fase particularmente importante, em que o grupo de trabalho se encontra a aprovar um conjunto de referenciais orientadores da educação para a cidadania no seio da Europa.

Fundado em 1849, o Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento, e tem como missão a defesa dos direitos humanos, da democracia e o Estado de direito no continente. Com sede em Estrasburgo (França), a organização é composta por 46 estados-membros, incluindo Portugal e os restantes 26 que formam a União Europeia.

Sobre Sofia Almeida Santos

Licenciada (2006), mestre (2009) e doutorada (2015) em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto, Sofia Almeida Santos é investigadora júnior e Knowledge Broker do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, e integra o Conselho Científico da mesma faculdade.

Enquanto investigadora do CIIE, desde 2006, tem participado ativamente em diversos projetos de investigação e intervenção com escolas, a nível nacional e europeu. As suas áreas de interesse incluem a educação para a cidadania, os estudos de género, sexualidades e educação sexual, entre outras.

Entre 2020 e 2022, foi assessora do Ministro da Educação na produção de políticas públicas da educação. Foi também membro do Grupo de Trabalho da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, coordenadora científica/consultora da ENEC na Região Autónoma dos Açores e vogal do Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua do do Ministério da Educação. É formadora da Academia Virtual.