No passado dia 14 de dezembro, a Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP) recebeu uma comitiva ligada ao projeto CALOHEA com o objetivo de debater os métodos de medição e comparação dos resultados de aprendizagem no Ensino Superior na Ásia.

O CALOHEA reúne 31 universidades de 8 países do Sudeste Asiático (ASEAN) – Vietname, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Tailândia e Birmânia – a que se juntam instituições de cinco países europeus: Bélgica, França, Países Baixos, Itália e Portugal. De forma a criar dinâmicas de trabalho institucionais, estabeleceram-se grupos de trabalho em áreas temáticas (SAG) que incluem Engenharia Civil, Medicina e Formação de Professores.

A Rede de Universidades da ASEAN (AUN) atua como coordenadora na região, enquanto a Universidade de Groningen (RUG) é a coordenadora do projeto CALOHEA.

As instituições participantes foram cuidadosamente selecionadas com base em valores partilhados e competências complementares para obter o máximo impacto a nível institucional, nacional e regional.

O projeto aborda essencialmente os problemas enfrentados pelas instituições na região do Sudeste Asiático, em específico na área da internacionalização, que se traduzem em três mecanismos de reconhecimento (RMs): a criação e utilização de Quadros de Referência Regionais de Qualificações e Avaliação específicos para cada disciplina para permitir uma maior comparabilidade dos perfis institucionais dos cursos; a instalação da cultura de medição do volume e carga de trabalho dos estudantes como parte integrante da conceção curricular; e a implementação da avaliação autêntica de resultados de aprendizagem comparáveis internacionalmente nos cursos de graduação.