Da avaliação em contexto digital à motivação da participação dos estudantes em contexto de aula, são muitos os desafios que se colocam atualmente aos docentes do Ensino Superior. E é a pensar neles que a Universidade do Porto acaba de lançar o seu Plano de Formação para Docentes para o ano letivo 2023/2024, composto por 39 formações abertas a toda a comunidade docente da instituição.

Depois do sucesso da edição anterior, traduzido na participação de 667 docentes (de um total de mais de 1.300 inscritos) em 36 ações de formação (algumas com mais do que uma edição), a U.Porto retoma – e reforça – uma aposta que tem como objetivo promover a atualização de conhecimentos dos docentes nas diferentes áreas da pedagogia.

Agrupadas em oito grandes temáticas, as formações agora ao dispor de toda a comunidade docente da U.Porto resultam do levantamento de necessidades realizado no início do ano letivo junto dos professores, mas também da comunidade estudantil (através dos inquéritos pedagógicos) da U.Porto.

Desse trabalho resultou  então um conjunto de 39 ações de formação gratuitas e direcionadas para o desenvolvimento e aprofundamento de competências em áreas tão diversas como a utilização das tecnologias educativas nos processos de ensino/aprendizagem, ou a promoção da diversidade, igualdade e inclusão em sala de aula.

“O Plano de Formação para Docentes 2023/2024, quanto ao conteúdo, segue as orientações estratégicas de desenvolvimento académico assumidas no ano transato, plasmadas nos títulos das secções: diversidade, integração e inclusão na Universidade do Porto; desenvolvimento de competências transversais no ensino superior; planificação pedagógica; avaliação de aprendizagens; ambientes de aprendizagem; recursos pedagógicos para aulas presenciais e a distância; competências transversais; formação operacional”, apresenta Sónia Valente Rodrigues, Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica na U.Porto.

Em relação à edição anterior, o Plano deste ano apresenta um reforço das formações nos domínios da Avaliação da Aprendizagens e Ambientes de Aprendizagens. Como  influenciar os neurotransmissores dos estudantes? Quais os segredos para uma boa gestão emocional na sala de aula? Como usar a voz de forma mais saudável com recurso ao Yoga? São algumas das (novas) perguntas que os docentes da U.Porto vão ver respondidas ao longo do ano letivo.

Sónia Valente Rodrigues nota, contudo, que “todos os temas são relevantes, na medida em que são essenciais para a organização, implementação e avaliação de ações intencional e estrategicamente orientadas para favorecer a aprendizagem dos estudantes de acordo com os objetivos educativos definidos pelos docentes”.

De fora do catálogo deste ano, mas já “em definição” para edições futuras, fica, para já, um “conjunto de outras ações de formação que explorarão outros temas que estão a preocupar a comunidade académico”. Entre eles incluem-se “o impacto do ChatGPT (e ferramentas similares) no ensino e aprendizagem, a IA em contexto educativo, ou a valorização dos dados obtidos através dos inquéritos pedagógicos para a redefinição pedagógica de ambientes de aprendizagem.”

Para mais informações, consultar o Plano de Formação para Docentes da Universidade do Porto para 2023/2024.

Um novo serviço para um melhor serviço

O Plano de Formação para Docentes 2023/2024 foi concebido pela nova unidade de Inovação Educativa da U.Porto, resultante da fusão das antigas unidades de Tecnologias Educativas e de Inovação Pedagógica.

“A mudança de nome corresponde à associação numa equipa única de dois grupos de trabalho que todos conhecem bem há muitos anos: o grupo da inovação pedagógica e o grupo das tecnologias educativas. A fusão numa equipa única é um sinal claro da ligação que se quer forte das duas dimensões unidas em torno da educação: a pedagogia e a tecnologia”, esclarece Sónia Valente Rodrigues.

É nesta “união de esforços e de forças” que assenta, segundo a Pró-Reitora a estratégia da nova unidade, tendo em vista “a proximidade com os docentes: ir ao encontro das suas expectativas e da necessidade de apoio técnico especializado e específico para concretizarem as ideias que possuem para a criação de ambientes de aprendizagem produtivos e ajustados aos objetivos educativos que têm”.

O certo é que o lançamento do Plano de Formação para Docentes 2023/2024 promete ser apenas “o ato inicial de um conjunto de iniciativas que serão dinamizadas pela unidade de Inovação Educativa ao longo de todo o ano letivo”. Nelas incluem-se, entre outras, “a reedição do CIFIC e a realização de uma Comunidade de Práticas, além de um portal que constituirá um centro de recursos virtual para a comunidade académica”.