No próximo dia 2 de abril, o núcleo de estudantes HeForShe da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) irá realizar o seu primeiro grande evento, a conferência “SheLeads”. Dedicado ao empreendedorismo e liderança femininos, o evento visa promover a igualdade de género e destacar o papel da mulher no mundo empresarial.

Esta iniciativa contará com um painel de convidados de renome, do qual fará parte Maria Costa Maia, CEO da marca de moda feminina White Deer e referência no empreendedorismo feminino, Carolina João Fernandes, consultora e mentora de produtividade e organização, e Dalila Fontes, subdiretora e professora da FEP, com um importante cargo de liderança na instituição.

De forma a transmitir a mensagem de que esta temática deve ser debatida tanto por mulheres como por homens, pois apenas assim será possível alcançar a igualdade de género no mercado laboral, estarão também presentes como oradores André Vieira de Castro, ex-aluno da FEP e CEO da Fábrica de Chocolates Casa Grande, e Bernardo Rocha Novo, CEO da SC Fitness, empresa do grupo Sonae Capital.

Assim, às 15h30 do dia 2 de abril, no Salão Nobre da FEP, os convidados irão expor a sua experiência e perspetivas no que diz respeito à Liderança e Empreendedorismo Feminino, partilhando também o seu percurso académico e profissional, com o intuito de aconselhar os jovens que pretendam ser líderes ou empreendedores no futuro. A moderação ficará a cargo de Mafalda Roxo, professora da FEP.

O evento será aberto a toda a comunidade, no entanto, os estudantes da FEP terão benefícios ao estar presentes, uma vez que o mesmo é reconhecido para o Programa Pro-Skills da faculdade. Trata-se de uma certificação de experiências extracurriculares que reconhece as competências adquiridas em atividades e iniciativas promovidas pela FEP.

Sobre o movimento HeForShe

HeForShe é um movimento global de solidariedade pela igualdade de género, criado pela ONU, em 2014. Uma vez que se trata de uma questão que afeta a sociedade como um todo, independentemente do género, todos devem estar envolvidos na sua defesa. Desta forma, através do desenvolvimento de uma plataforma, o HeForShe procura envolver homens e rapazes no combate às desigualdades e discriminações baseadas no género, tornando-se agentes de mudança.