A Casa no Tâmega da autoria dos arquitetos Nuno Melo Sousa, doutorando da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e Hugo Mendonça Ferreira, antigo estudante da FAUP, venceu o Grande Prémio Internacional de Arquitetura Residencial de Pequena Escala BMIAA’23.

O projeto já tinha sido distinguido em 2021 com uma Menção Especial na categoria de Arquitectura dos Prémios FAD. Na altura, o júri sublinhou “como a extroversão e a complexidade primária dos espaços exteriores, gerados pela inserção da casa na topografia sem apenas modificá-la, contrapondo-se à introversão e simplicidade dos espaços interiores, geram situações de uso sempre matizadas, diferentes e mutáveis”.

O Grande Prémio BigMat para Arquitetura foi atribuído ao projeto para o Mercado de Peixe em Roquetas de Mar, Espanha, pelo Estudio ACTA.

Os dois projetos premiados sucedem a ‘The Melopee Schoo’ de Xaveer De Geyter, vencedor em 2021, à Central Hidroeléctrica do Tua de Eduardo Souto de Moura, distinguida em 2019, ao Centro de Arte FRAC Nord-Pas de Calais de Lacaton&Vassal, 2017, ao edifício de escritórios de Alberto Campo Baeza, 2015, e à Torre Elishout Kitchen, também de Xaveer De Geyter, em 2013.

Nuno Melo Sousa está a frequentar o 3.º ano do Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP. (Foto: DR)

Entre as obras vencedoras também está a Adega Azores Wine Company, projeto da dupla portuguesa SAMI Arquitetos – Miguel Vieira, alumnus da FAUP e Inês Vieira da Silva -, e do ateliê britânico DHR, distinguido na categoria nacional – Portugal.

Os prémios, divididos em duas categorias principais – o novo Grande Prémio BigMat para Arquitetura e o Grande Prémio Internacional de Arquitetura Residencial de Pequena Escala – têm ainda outras subcategorias que distinguem projetos ao nível nacional e menções especiais.

Nesta edição, foram submetidos mais de 1.000 projetos à competição dos sete países europeus participantes: Bélgica, República Checa, Eslováquia, França, Itália, Portugal, e Espanha.

O Prémio Internacional de Arquitectura é promovido pelo grupo BigMat International S.A., presente em sete países europeus (Bélgica, França, Itália, Portugal, República Checa, Eslováquia e Espanha), e visa premiar obras de arquitetura que tenham contribuído, de forma notável, para a cultura arquitetónica contemporânea destes países.