Durante o mês de novembro, o Núcleo de Talento e Carreira da Universidade do Porto organizou, com o apoio da Fundação Amadeu Dias e da Unidade de Psicologia das Organizações e Recursos Humanos (UPORH) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), a 5.ª edição do UPgrade Work (your) Skills, um programa de desenvolvimento de carreira, destinado a estudantes finalistas e recém graduados da U.Porto.

Ao longo de três semanas, os participantes tiveram acesso a vários workshops práticos sobre um conjunto de competências valorizadas pelo mercado de trabalho, como o trabalho de equipa, branding pessoal, gestão do tempo e organização, liderança, criatividade e resolução de problemas.

Estas sessões foram dinamizadas por formadores com experiência na área do desenvolvimento humano, antigos estudantes e representantes de entidades, para um maior contacto com o tecido empresarial.

A entreajuda, o companheirismo e o desenvolvimento pessoal e profissional foram algumas das mais-valias destacadas pelos participantes. (Foto: DR)

A par dos workshops, os estudantes tiveram oportunidade de ingressar num processo de grupo e individual de coaching e de aconselhamento de carreira com um psicólogo com experiência nesta área.

Concluídas as 34 horas de trabalho e aprendizagem, os participantes destacaram que o programa possibilitou não só a entreajuda, companheirismo e desenvolvimento pessoal e profissional, mas também uma oportunidade para estarem mais conscientes de si e dos outros, para se tornarem “melhores profissionais, melhores pessoas” e para conhecerem “profissionais que admiram e pessoas incríveis”.