As ministras Ana Abrunhosa, da Coesão Territorial, e Elvira Fortunato, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estiveram, no passado dia 6 de dezembro, no campus de Vairão, para acompanhar o desenvolvimento da obra de recuperação da Quinta do Crasto, futura sede do projeto BIOPOLIS, liderado pelo CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.

Ao longo de cerca de uma hora, a comitiva – que incluiu também o Secretário de Estado  do Ensino Superior, Pedro Teixeira, e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira – teve a oportunidade de conhecer em detalhe aquele que se apresenta como o maior projeto português nas áreas da Biologia Ambiental, Ecossistemas e Biodiversidade.

“O BIOPOLIS é um projeto especial porque junta todos os setores da nossa sociedade. Junta a academia com o estado, com as empresas e com a sociedade civil em busca de um objetivo comum, que é a sustentabilidade do planeta”, apresenta Nuno Ferrand, diretor do CIBIO.

O BIOPOLIS tem como objetivo transformar o CIBIO numa superestrutura internacional que liga a investigação científica à sociedade civil e ao setor empresarial, dando resposta aos novos desafios globais. (Foto: U.Porto)

No balanço de “um dia muito importante para o BIOPOLIS”, o também professor catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) enalteceu “o carinho e o apoio de todas as pessoas que nos vieram visitar”.

“Nós trabalhamos diretamente sobre os Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular aqueles que estão ligados à conservação dos recursos naturais, e ter tido a oportunidade de explicar tudo o que está a ser feito, ainda antes da inauguração [prevista para 2024], foi um momento muito especial”, frisou Nuno Ferrand.

A visita ao BIOPOLIS foi uma das 60 ações integradas na iniciativa Governo + Próximo, que decorreu, nos dias 6 e 7 de dezembro, no distrito do Porto. O programa incluiu também a participação do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, António Mendonça Mendes, num debate sobre o Orçamento de Estado 2024, realizado na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP).

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Secretário de Estado do Ensino Superior foram dois dos membros do Governo que estiveram em Vairão. (Foto: U.Porto

BIOPOLIS quer tornar o CIBIO numa “referência mundial”

Foi em abril de 2019 que o CIBIO viu aprovada a candidatura àquele que era, à data, o maior financiamento alguma vez atribuído a um centro de investigação nacional.

Coordenado por um consórcio que junta o CIBIO à Universidade de Montpellier e à Porto Business School, o BIOPOLIS envolve também agentes do setor publico e privado nacional e internacional, incluindo decisores políticos, universidades e centros de investigação, empresas e a sociedade civil.

“O objetivo passa por tornar o CIBIO num centro de investigação referência mundial na área da biodiversidade e da sustentabilidade daqui a sete a dez anos. Atualmente, já somos o maior centro de ciências biológicas do país, temos mais de 400 pessoas, 34 grupos de investigação, mas agora que chegamos até aqui, acreditamos que podemos fazer muito mais”, antecipava Nuno Ferrand no início de 2019, ainda antes da aprovação do projeto.