A poucos dias de comemorar o seu 75.º aniversário – a 13 de dezembro -, o Teatro Universitário do Porto (TUP) apresenta uma exposição que pretende celebrar uma vida dedicada ao exercício da liberdade, da experimentação e da resistência.

75 anos de Teatro Universitário do Porto O TUP nos anos 70 é o título da mostra que vai poder ser visitadas de 9 a 15 de dezembro, na Galeria Geraldes da Silva (Rua de Santo Ildefonso, nº 225, Porto).

Em exposição vai estar material de arquivo, áudio e visual, do Teatro Universitário do Porto. Uma vez que se aproximam também os 50 anos da Revolução de Abril, o enfoque será nos anos 1970, nomeadamente os trabalhos que foram desenvolvidos antes, durante e depois da Revolução.

Esta será uma forma de revisitar as peças que estiveram em cena no período durante e após a revolução, os atos de solidariedade e as músicas originais dos espetáculos do TUP.

Com entrada livre, a exposição inaugura no dia 9 de dezembro, às 17h00, e vai permanecer na Galeria Geraldes da Silva até 15 de dezembro. Pode ser visitada das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. No dia 13, às 19h00, serão celebrados os 75 anos do TUP.

Mais informações através do e-mail [email protected].

Sobre o Teatro Universitário do Porto (TUP)

Fundado a 13 de dezembro de 1948, por um grupo de estudantes da Universidade do Porto, sob orientação de Hernâni Monteiro, histórico professor da Faculdade de Medicina (FMUP), o Teatro Universitário do Porto é o grupo de teatro mais antigo da cidade Invicta, em funcionamento.

Até aos dias de hoje, o TUP tem desenvolvido a sua atividade sem interrupções, afirmando-se como um espaço privilegiado de criação e experimentação teatral e berço de vários espetáculos originais escritos e encenados pelos membros da companhia. Alguns destes espectáculos foram premiados em festivais nacionais e internacionais de teatro universitário, como o FATAL, em Lisboa, e o MITEU, em Ourense.

O TUP mantém mantém ainda uma atividade relevante ao nível da formação, nomeadamente através do seu Curso de Iniciação à Interpretação, para o qual te podes, desde já, inscrever. Os interessados devem enviar um e-mail – com o assunto “INSCRIÇÃO” – para [email protected], indicando o nome, idade, ocupação, motivação e contacto telefónico.