O livro Estruturas de Defesa Costeira e ordenamento no concelho de Ovar. Esmoriz, Cortegaça, Furadouro (Portugal). 1993-2015 , um dos títulos mais recentes da U.Porto Press, será apresentado publicamente no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 18h00, no Auditório da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto (à Praça Gomes Teixeira).

A apresentação da obra de Fernando Veloso Gomes, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), estará a cargo de Carlos Coelho, professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e atual Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.

A entrada é livre.

O impacto da erosão costeira e suas implicações

Em Estruturas de Defesa Costeira e ordenamento no concelho de Ovar. Esmoriz, Cortegaça, Furadouro (Portugal). 1993-2015, Fernando Veloso Gomes, também cofundador e Presidente do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (IHRH) entre 1993 e 2017, coloca em análise o impacto da erosão costeira nas praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro, bem como novas abordagens para a resolução dos graves problemas que afetam este trecho costeiro.

Sendo Portugal um dos países europeus mais afetados pela erosão costeira, onde, nas últimas décadas, ocorreu o recuo da zona de costa em largos metros, esta questão assume especial relevância.

Arribas de erosão e queda de árvores na faixa costeira com floresta. [P. 19 do livro] (Foto: DR)

O livro – publicado pela U.Porto Press, na coleção Transversal – reúne, interliga e sintetiza parte de alguns estudos, relatórios, projetos de investigação e comunicações que foram produzidos pelo autor entre 1993 e 2015, no âmbito das suas atividades de investigação no IHRU e na FEUP.

A obra inclui, também, trabalhos que não haviam sido ainda disponibilizados ao público, produzidos ao abrigo de Protocolos com o INAG – Instituto da Água (mais tarde, APA – Agência Portuguesa do Ambiente).

Com esta publicação – e com as que se seguirão, com o mesmo cariz, inseridas na série Zonas Costeiras. Um Legado para o Futuro –, Fernando Veloso Gomes pretende deixar um testemunho de problemas, dinâmicas naturais e antropogénicas, desafios, metodologias, estudos e intervenções no terreno, para que se colham ensinamentos e se proceda a eventuais reorientações estratégicas.

Estruturas de Defesa Costeira e ordenamento no concelho de Ovar. Esmoriz, Cortegaça, Furadouro (Portugal). 1993-2015 está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10% (e, excecionalmente, com um desconto de 20% entre 30 de novembro e 6 de dezembro).

Sobre o autor

Fernando Veloso Gomes licenciou-se em Engenharia Civil na FEUP, em 1973. Doutorado pela mesma instituição em 1981, obteve o Master of Sc. in Naval Architecture na University of London (1974) e fez uma pós-graduação em Ocean Engineering na University College London.

É Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da FEUP desde 1997, tendo-se jubilado em 2020. Foi Presidente do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (1993-2017), tendo sido cofundador e membro da sua Direção (1987-1993).

Foi ainda Presidente da Associação EUROCOAST – Portugal (2000-2006) e da Federação Europeia EUROCOAST (2002-2004).